SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Seminário sobre inovação reúne empresários de metalmecânica e agronegócio

Sebrae realiza evento para estimular nova cultura nas empresas em Pato Branco

clique para ampliar clique para ampliarSeminário de Inovação reuniu 70 empresários de Pato Branco e região (Foto: Sindimetal Sudoeste)

Mais de 70 empresários de micro e pequenas empresas de Pato Branco e microrregião, no Sudoeste do Estado, participaram do Seminário de Inovação, realizado no dia 27 de setembro, no Sebrae. O evento, direcionado para os setores do agronegócio e metalmecânico, foi realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio do Sindimetal Sudoeste, das Prefeituras de Pato Branco e Bom Sucesso do Sul, do Sistema Regional de Inovação (SRI), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Entre as temáticas abordadas, destacam-se a importância da inovação como fator de competitividade, apresentação de casos de sucesso do Projeto Agentes Locais de Inovação, bem como orientações para iniciar a prática da inovação. Na abertura, o coordenador estadual do Projeto Agentes Locais de Inovação, Olavio Schoenau, detalhou como o Sebrae desenvolveu um projeto-piloto com uma metodologia inovadora para auxiliar empresários de micro e pequenos negócios a inserir a prática em seus empreendimentos.

Sobre o evento realizado em Pato Branco, o coordenador estadual explicou que o objetivo principal foi desmistificar o conceito de inovação, muitas vezes associado apenas à tecnologia. "Levamos ao entendimento dos empresários que ações de inovação são viáveis e fundamentais para elevar a capacidade competitiva de um empreendimento. Inovar significa mudar procedimentos de maneira que sensibilize positivamente o mercado", salientou Schoenau.

No final do evento, quatro empresas da região, duas de Pato Branco, uma de Francisco Beltrão e uma de Renascença, trouxeram suas experiências no uso de processos de inovação para melhorar resultados. "A apresentação dos casos foi importante para demonstrar que a inovação não é uma solução distante. Pelo contrário, está bem próxima da realidade de micro e pequenas empresas também aqui no Sudoeste", comentou Nézio José da Silva, consultor do Sebrae.

Para o empresário e presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, o evento contribuiu para mostrar que é possível utilizar a inovação como ferramenta de desenvolvimento. "A gente entende inovação como uma alternativa para o crescimento e foi possível perceber isso durante as palestras, além de verificar como empresas daqui já estão utilizando essa metodologia para o seu sucesso", apontou.

A secretária de Agricultura de Pato Branco, Leunira Tesser, destacou que os temas abordados no Seminário de Inovação, incluindo a apresentação de casos de sucesso, sensibilizaram os empreendedores quanto ao tema. "Participamos com produtores rurais que possuem pequenas agroindústrias e com feirantes que também sentem a necessidade de inovar para melhorar produtos e serviços, a fim de aumentar a renda e fidelizar clientes. Hoje, a inovação é uma necessidade também para os empreendedores do campo", completou.

No Paraná, cerca de 20 seminários sobre inovação vêm sendo realizados nos municípios assistidos pelo Projeto Agentes Locais de Inovação. As ações tiveram início na última semana de agosto e a previsão é de que sejam finalizadas em novembro. No Sudoeste paranaense, são três eventos, divididos nas cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão e Capanema, envolvendo os setores do agronegócio, turismo, vestuário e metalmecânico.

clique para ampliar clique para ampliarParticipantes do Seminário de Inovação, em Pato Branco (Foto: Sindimetal Sudoeste)

Sindimetal participa do Encontro Anual de SindicatosEncontro mostra caminhos para se tornar fornecedor da Marinha