SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Sindimetal promove Programa Intensivo de Gestão Industrial

Empresários do setor metalmecânico que integram o APL de Alumínios do sudoeste receberam capacitação em gestão

clique para ampliar clique para ampliarPrograma indica soluções de gestão industrial (Foto: Sindimetal Sudoeste)

O Sindimetal Sudoeste, em parceria com o Sebrae, promoveu, em julho, o Programa Intensivo de Gestão Industrial para as empresas que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Alumínios na região Sudoeste do Estado. Até o final do mês, empresas dos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Marmeleiro participaram do Programa, direcionado a indústrias que precisam implantar soluções de gestão industrial.

Por meio de módulos de capacitação intensiva e com consultoria personalizada, o treinamento abordou temas tidos como estratégicos para melhorar o sucesso das empresas, como custos industriais, gestão financeira e gestão da produção e qualidade. "Todo o conteúdo do Programa foi preparado para atender à demanda das indústrias do setor. Mais específico, é aplicado de forma intensiva, e produz melhores resultados para as empresas", explica o consultor do Sebrae Gilcindo de Castro Correa Neto. As capacitações aconteceram em Pato Branco e em Francisco Beltrão.

No módulo de custos industriais, por exemplo, o Programa envolveu o gerenciamento de custos e levou informações para calcular corretamente o custo de produção e comparar preços praticados com a concorrência, gerando lucros. Entre os pontos abordados estavam custos fixos e variáveis, custo de matéria-prima, materiais indiretos, materiais de embalagem e serviço de terceiros, custo-hora, tempo-padrão de processos, custos variáveis de venda e formação do preço de venda do produto. "Hoje, o preço de venda quem dita é o mercado. Então, a precisão na formação do valor de produção orienta melhor a empresa e pode gerar mais lucratividade", completa o consultor.

O Programa também trouxe conteúdos sobre métodos, técnicas e práticas operacionais para melhoria da produtividade dos processos e qualidade dos produtos. Em gestão da produção e qualidade, os participantes ressaltaram a importância dos temas indicadores de desempenho e ferramentas de controle de qualidade.

O presidente do APL de Alumínios do Sudoeste do Paraná, Evandro Paulo Merlo, destacou a iniciativa como uma forma de fortalecer as empresas do setor. "A empresa sem conhecimento e sem indicadores de gestão sofre mais no mercado. Grande ou pequena, uma hora ela terá que negociar seu produto e, conhecendo melhor seus custos na formação do preço e gerindo os processos com mais precisão, terá mais chance de sucesso", afirma.

Merlo afirmou, ainda, a importância do módulo de gestão financeira, que proporciona uma visão ampla e sistêmica no controle de recursos. "Com ferramentas de controle e indicadores, os empresários podem tomar decisões estratégicas de forma mais segura", analisa. Com relação a este tema, o Programa abordou conceitos financeiros, controles financeiros básicos, apuração de resultados, estrutura patrimonial, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, lucratividade e rentabilidade.

Para o administrador da empresa Fromak, Sadimar Froza, o Programa Intensivo de Gestão Industrial atendeu às expectativas e supriu as necessidades. "O conteúdo é passado de forma clara e fácil de implantar nas empresas", afirma. O diretor da Adifer Acessórios em Alumínio, Ari Rietta, divide a opinião com Froza. "Além de aprendermos coisas novas, teremos mecanismos também para melhorar os controles e processos que já temos implantados. Eu ressalto a questão da formação de preços e custos entre os temas, na qual a parte de demonstrativo de resultado é bem importante", diz Rietta.

O APL de Alumínios do Sudoeste conta com a participação de 28 empresas, que geram em torno de 3 mil empregos diretos e indiretos. Na região, são produzidas em torno de 70 mil peças/mês em produtos como ligas de alumínio, disco para repuxo e estampagem, peças injetadas de alumínio, peças fundidas em alumínio, acessórios e utilidades domésticas em alumínio injetado e fundido.

Investimento brasileiro avança na Colômbia com queda da violênciaWorkshop ensina modo correto de utilizar EPIs