SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Empresas aprendem a traçar planejamento estratégico

Iniciativa inédita proporcionou aos empresários a elaboração de metas e organização de um plano de ação

A melhor maneira para atingir um objetivo é planejando. Pensando nisso o Sindimetal Sudoeste realizou, no dia 19 de março, um curso prático de planejamento estratégico para empresas associadas ao sindicato. Cada empresário participante contou com um consultor individual para traçar o plano estratégico especifico para suas necessidades. A iniciativa do sindicato ajudou as empresas desenharem caminhos objetivos para cumprir as metas desejadas.

No período da manhã, Guilherme Silvério, professor da Faculdade Mater Dei, e Anderson Michelin, professor da Faculdade de Pato Branco (Fadep), realizaram a explanação das bases do planejamento estratégico e sua aplicação no cotidiano das empresas. Foram colocados pontos como visão da empresa, missão e objetivos. Depois do almoço foi momento de por o aprendizado em prática. Os participantes receberam planilhas e discutiram individualmente estratégicas para a organização de um plano de ação.

Segundo o vice-presidente do Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski o planejamento estratégico vem sendo adotado por empresas que, de forma organizada, estão buscando maior participação no mercado. "Muitas vezes o bom planejamento encurta caminhos", avaliou.

Segundo Maria Nilzabete Silva Martins, da Metalúrgica Martins, a iniciativa proporcionou aprofundamento em questões importantes e foi excelente para construir uma visão aprimorada de futuro para a empresa. "Estão de parabéns os envolvidos na iniciativa," exaltou.

De acordo com Fabrício Gonçalves, supervisor de Vendas da Climabrisa, o evento foi altamente produtivo e serviu para integração da empresa e compartilhamento de objetivos. "Foi extremamente válido", afirmou.

Já o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Neri destacou o empenho das entidades e interesse das empresas em participar. "Foi um dia extremamente produtivo e quem ganha com ele é a sociedade que viu entidades juntas e empresas interessadas no desenvolvimento", concluiu.

Através de parceria com o Sesi e Sebrae, o sindicato vai acompanhar o resultado do planejamento estratégico realizado pelas empresas. A ideia é verificar a produtividade do evento e observar se as empresas conseguiram atingir as metas propostas. Por conta do sucesso da iniciativa haverá uma segunda edição.

Consolidação em siderurgia deve crescer até 25% em 2011