SINDIMETAL PR

Comitiva da China busca parcerias comerciais no Paraná

Segmento metalmecânico está entre os principais setores de interesse da delegação chinesa que participou de rodadas de negócio na Fiep

Uma comitiva formada por representantes de 58 empresas da província chinesa de Zhejiang foi recebida na Fiep no dia 26 de agosto para conhecer as oportunidades de negócios no Estado. Esta é a maior missão empresarial chinesa que já veio ao Paraná. Os asiáticos procuram fornecedores de diversos setores e parceiros comerciais.

O evento foi organizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, que promoveu na ocasião uma rodada de negócios com mais de 300 empresários paranaenses interessados em desenvolver negócios com companhias do país asiático. Dentre os principais interesses dos empresários chineses em relação ao Paraná estão os setores de agroindústria, metalmecânica, vestuário e construção civil.

Cerca de 84,5% dos US$ 37,1 bilhões que as empresas chinesas investiram em projetos produtivos no Brasil nos últimos oito anos está concentrado nos setores de metalurgia e mineração, segundo o relatório do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Do total do investimento direto da China no Brasil entre janeiro de 2003 e janeiro de 2011, 56,5% foi dirigido aos metais (extração e processamento) e 28% ao petróleo, o gás natural e o carvão.

Há três anos, a China é o principal parceiro comercial do Paraná. Apenas nos sete primeiros meses de 2011, o fluxo de comércio entre eles somou US$ 3,479 bilhões, sendo US$ 1,868 bilhão em exportações e US$ 1,610 bilhão em importações. Segundo a diretora do CIN, Janet Pacheco, não se pode virar os olhos para um parceiro tão importante no cenário internacional. "Temos que aprender como aproveitar estas oportunidades a nosso favor", avalia.

Segundo o vice-presidente da Fiep Rommel Barion, esta não é uma missão de vendedores chineses. Pelo contrário, a grande maioria dos participantes deseja construir parcerias, adquirir produtos, máquinas e tecnologia local, além de buscar oportunidades para investimentos no Estado. "Nós temos trades que estão vindo para comprar nossos produtos. Nós temos muito a aprender com a indústria chinesa, mas também temos muito a ensinar. O Paraná tem uma indústria forte com setores bem estruturados", afirma.

O diretor do China Council for the Promotion of the International Trade (CCPIT), entidade empresarial que organizou a missão pelo lado chinês, Li Xihshi, afirma que o evento é uma importante oportunidade para a internacionalização das empresas de Zhejiang. A opção pelo Brasil se dá em função do grande crescimento econômico pelo qual o País vem passando nos últimos anos.

Diferente de outras missões internacionais, que prospectam oportunidades em diversos Estados brasileiros, a comitiva chinesa tem como destino apenas o Paraná. Isso se deve à relação estreita existente entre o CCPIT e a Fiep. A aproximação destas duas entidades empresariais começou a ser delineada em 2004, por meio do trabalho do CIN. Em 2005, durante visita do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, à China, foi assinado um acordo de cooperação com a entidade chinesa.

BRDE no Paraná aumenta crédito para setor metalmecânicoEmpresas podem aproveitar a força das mídias sociais