SINDIMETAL PR

Mercopar projeta crescimento nos negócios em sua 20ª edição

12 de agosto de 2011

Mais importante feira de subcontratação e inovação industrial da América Latina reunirá mais de 500 expositores, de 18 a 21 de outubro, em Caxias do Sul RS, segundo maior polo metalmecânico do País.

Realizada desde 1992, com o objetivo de proporcionar o cenário ideal para a efetivação de negócios nos setores de Automação Industrial, Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico e Serviços Industriais, a Mercopar comemora este ano sua 20ª edição e prevê um crescimento de aproximadamente 5% no volume de negócios com relação a 2010.

O evento, que reunirá mais de 500 expositores, acontece de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.

Esta projeção de aumento no volume de negócios gerado pela feira acompanha a realidade do cenário econômico nacional e dará sequência à trajetória de crescimento que vem marcando estes 20 anos da Mercopar. Nossa expectativa é de uma feira novamente muito positiva , afirma o Gerente da Área de Indústria do Sebrae/RS, Clóvis Masiero. No ano passado, o volume total de negócios superou os R$ 100 milhões, sendo R$ 79,9 milhões em vendas diretas nos estandes e mais de R$ 20 milhões nas rodadas do Projeto Comprador.

Polo econômico dinâmico e qualificado - Entre os fatores que contribuíram para os 20 anos de consolidação da Mercopar, Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, destaca a importância da realização da feira em Caxias do Sul: o município possui vocação eminentemente industrial e força empreendedora que o coloca hoje como o segundo maior polo metalmecânico do País, respondendo por uma das economias mais bem estruturadas do Brasil, com investimentos em infraestrutura nas áreas de transporte, comunicações, energia e abastecimento , informa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia de Caxias do Sul também vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos 20 anos, registrando PIB de R$ 11,7 bilhões e PIB per capita de R$ 28,8 mil (IBGE/2008). Em um comparativo sobre o desempenho econômico dos 5.564 municípios brasileiros estes números mostram que Caxias do Sul tem o 5º maior PIB da Região Sul do Brasil e o 33º maior PIB do País.

De acordo com o executivo, por seu caráter internacional, a Mercopar tem sido ainda propulsora de negócios e parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, independente de porte. A feira tradicionalmente atrai a atenção de empresários e visitantes não só do Brasil, mas também do exterior. Nesta edição não será diferente, pois estamos há 20 anos demonstrando na prática que este é um evento focado no fechamento de negócios ", garante o executivo. Segundo ele, além dos expositores brasileiros, já estão confirmadas as presenças de empresas da África do Sul, Argentina, Colômbia e China.

Petróleo e Gás - Experimentando um forte momento de expansão, inclusive na Região Sul do Brasil, o setor de Petróleo e Gás mais uma vez estará em evidência na Mercopar. Temos uma grande movimentação no polo naval do Rio Grande do Sul e isto vai se refletir na feira, seja através de expositores com foco nesta área, como em eventos paralelos que serão realizados , destaca Clóvis Masiero.

O Sebrae/RS também promoverá as tradicionais Rodadas de Negócios. O objetivo é atrair empresas nacionais e estrangeiras para que possam encontrar alternativas comerciais com os expositores da Mercopar, através da formação de joint-ventures, parcerias e outros tipos de associações, visando futuros negócios.

Encadeamento produtivo - Outra ação a ser desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas durante a Mercopar envolverá o chamado Encadeamento Produtivo. Serão eventos com foco no desenvolvimento de fornecedores para grandes empresas, melhorando a performance para que toda a cadeia possa crescer de forma estruturada , explica o Gerente da Área de Indústria do Sebrae/RS, acrescentando que a feira também será marcada por iniciativas nas áreas de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.[www.mercopar.com.br].

ABDI anuncia segunda fase do Catálogo NavipeçasCom crise, aumenta o medo do desemprego