SINDIMETAL PR

ABDI anuncia segunda fase do Catálogo Navipeças

20 de julho de 2011

Agência abordará as oportunidades para o setor de metalmecânica na cadeia de petróleo e gás, durante a Mec Show 2011

Brasília Entre os dias 19 e 21 de julho (terça a sexta-feira), representantes dos setores de metalmecânica, energia e automação se reúnem no município de Serra, no Espírito Santo, para conferir lançamentos e participar de debates, rodadas de negócios e visitas técnicas, durante a Mec Show 2011. Na ocasião, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), apresentará oportunidades para o setor de metalmecânica na cadeia produtiva de petróleo e gás, especialmente no segmento de navipeças.

Durante o painel Indústria Naval: Oportunidades para o setor metalmecânico , que ocorre nesta terça-feira (19), o coordenador da área de energia da ABDI, Jorge Boeira, vai anunciar as principais ações da segunda etapa do Catálogo Navipeças. Trata-se de uma ferramenta voltada aos fabricantes e aos prestadores de serviços ligados à construção e reparação naval, desenvolvida pela ABDI em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).

O Catálogo Navipeças facilita a aproximação entre fornecedores e potenciais demandantes, pois é uma ferramenta de consulta que dá visibilidade às empresas fornecedoras do setor naval. Também contribui para o aumento do conteúdo nacional nessa indústria, gera informações importantes para o desenvolvimento de políticas de financiamento e facilita a inclusão de micro, pequenas e médias empresas , explica Boeira.

O Catálogo entrará em sua segunda fase em agosto deste ano, dessa vez também com a parceria do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). Nessa nova etapa, serão realizadas melhorias na ferramenta, expansão da base cadastral e atualização da lista de bens e serviços e fomento. Também pretendemos ampliar a relação com os estaleiros, por meio de visitas, rodadas de negócios e comissões técnicas , conta Boeira. Outra ação prevista para a segunda fase do projeto é a tradução do Catálogo para inglês e espanhol.

De acordo com Boeira, há inúmeras oportunidades para o ingresso de empresas do setor de metalmecânica no setor naval. E, também, para as demandas de investimento na exploração de petróleo nos próximos anos , completa. Durante a Mec Show 2011, o representantes da ABDI debaterá o tema ao lado da diretora institucional do Estaleiro Jurong Aracruz, Luciana Aboudib Sandri, e o coordenador do Catálogo Navipeças da Onip, Jorge Bruno. O painel será coordenado pelo secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix.

Emprego industrial cresce 2,2% no ano, informa IBGEMercopar projeta crescimento nos negócios em sua 20ª edição