SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Inova Mineral incentiva investimentos para indústrias metalúrgicas

Ação conjunta de Finep e BNDES seleciona projetos para o desenvolvimento tecnológico de indústrias do setor

clique para ampliarFinanciamentos beneficiarão indústrias do setor (Foto: Reprodução)

As indústrias do setor de metalurgia e mineração devem contar com  uma nova linha de financiamento: o Inova Mineral. Essa iniciativa conjunta da Finep e do BNDES vai selecionar projetos de investimento que tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico, produção e comercialização de produtos, processos ou serviços inovadores e mais sustentáveis, voltado também para o desenvolvimento de empresas e tecnologias brasileiras nas cadeias produtivas da indústria de mineração e transformação mineral, além das metalúrgicas.

Segundo a Finep, os recursos destinados à linha de fomento são da ordem de R$ 1,18 bilhão. Para disponibilizar os recursos, serão utilizados vários instrumentos de apoio através das modalidades de crédito, subvenção econômica e projetos cooperativos entre instituições (ICTs) e empresas. As empresas também poderão receber recursos através de participação acionária.

Entre as linhas temáticas que receberão apoio estão Desenvolvimento e Produção Pioneira  de Máquinas, Equipamentos, Softwares e Sistemas para a Mineração e Transformação Mineral; Minerais Estratégicos “Portadores de Futuro” (Cobalto, Grafita, Lítio, Metais do Grupo da Platina, Molibdênio, Nióbio, Silício, Tálio, Tântalo, Terras Raras, Titânio e Vanádio); Minerais Estratégicos com Elevado Déficit Comercial: Fosfato e Potássio; Tecnologias de Mineração; e Tecnologias e Processos para Redução e Mitigação de Riscos e Impactos Ambientais.

O plano receberá contribuições do público por meio de consulta pública até o dia 1º de julho. Já o lançamento do edital e divulgação das contribuições está previsto para 1º de agosto e o primeiro período para submissão de planos de negócios entre 1º de setembro e 1º de novembro deste ano.

Objetivo

Com recursos estimados em R$ 1,18 bilhão, a ação objetiva selecionar Planos de Negócios de empresas brasileiras que contemplem temas comprometidos com as atividades de pesquisa, exploração e transformação mineral, insumos, máquinas, equipamentos, softwares e sistemas, além das atividades de lavra e beneficiamento mineral, contribuindo dessa forma para as políticas de inovação, de competitividade e de sustentabilidade nesses segmentos.

Com informações da Finep

Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julhoAnfavea calcula redução de 24% nas vendas de veículos