SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Setor automotivo enfrenta dificuldades no mercado interno

No entanto, Anfavea estima aumento nas exportações das montadoras brasileiras

clique para ampliarAnfavea acredita em aumento na exportação (Foto: Reprodução)

A exportação e produção da indústria automotiva devem ter uma pequena variação em relação ao ano passado. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Junior, dois fatores principais contribuem para esta previsão.

“Acreditamos que em 2016 haverá um aumento das exportações, ocasionado pelo esforço das empresas em expandir negócios externos em um momento cambial oportuno. Além disso, também em função do câmbio, projetamos redução da participação dos importados, que tendem a ser substituídos por produtos nacionais", comentou.

De acordo com ele, esses dois fatores, aliados a uma estabilidade do contexto macroeconômico, maior número de dias úteis e expectativa de lançamentos, levam a crer em aumento da produção este ano, mesmo com alguma retração do licenciamento.

A Anfavea também prevê que os licenciamentos de veículos em 2016 devem cair 7,5%, na comparação com 2015. Para exportações, novos crescimentos devem ocorrer este ano: a projeção é de elevação de 8,1%. Para o segmento de máquinas autopropulsadas, os dados apontam aumento de 2 % nas vendas internas, elevação de 2,3% da produção e alta de 7% na exportação.

Os números do estudo divulgado pela Anfavea mostram que, em dezembro de 2015, foram comercializados 227,8 mil veículos, número 16,7% maior que novembro e 38,4% menor que o mesmo mês do ano anterior. Com o resultado, as 2,57 milhões de unidades negociadas em todo o ano de 2015 representam uma retração de 26,6% com relação as 3,50 milhões de 2014.

Com informações da Anfavea

SINDIMETAL PG encerra negociações da Convenção Coletiva de TrabalhoContribuição Sindical Empresarial se torna investimento para a própria indústria