SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Presidente do SINDIMETAL/PG acredita em novas oportunidades em meio à crise

Em seus primeiros meses à frente do sindicato, Priscila Schiffer de Moraes já começa a lidar com alguns temas, como a crise econômica que tem afetado o setor

clique para ampliarPriscila Schiffer de Moraes assumiu recentemente a presidência no lugar de Luiz Paulo Rover (Foto: Agência Fiep)

A presidente do SINDIMETAL/PG, Priscila Schiffer de Moraes, assumiu recentemente a presidência da entidade no lugar do ex-presidente Luiz Paulo Rover, e em seu primeiro mês à frente do sindicato já começa a lidar com alguns temas, como a crise econômica que tem afetado o setor, além de outras ações que estão sendo propostas aos associados.

Sobre a atual situação econômica, Priscila diz que todo o setor foi afetado e que uma alternativa será cada empresa aperfeiçoar seus custos. “Hoje, todo o setor metalmecânico foi afetado pela crise e falta de confiança no poder público. Este ano, eu acredito que a única mudança que ocorrerá é dentro de cada empresa para aperfeiçoar custos e produção, e ainda assim tendo o desafio de permanecer no mercado”, avalia.

Nos dois próximos anos, diante dessa conjuntura, Priscila deverá enfrentar alguns desafios. “Os desafios são muitos, entre eles manter um sindicato como vinha sendo conduzido com ética, transparência e muita conversação. Neste momento, temos nos encontrado com o sindicato laboral para conversação de possibilidade de passar a crise sem grandes perdas. Conversamos também com nossos associados passando para eles as possibilidades que já existem de férias e acordos, e estudando em conjunto as regras da Proteção ao Emprego”.

Sobre o papel desempenhado pelo sindicato nos últimos anos, a presidente destaca alguns pontos, que considera como avanços. “Temos muitos avanços a serem conversados, dentre eles alguns que considero de principal importância. O SINDIMETAL/PG conta com uma parceria muito grande dentro da Casa da Indústria, tendo ao seu lado vários sindicatos: Sindpan, SINDIMADEIRA, SINDIMINERAIS e Sindirepa, mantendo vários presidentes unidos. Acreditamos que estamos obtendo resultados e gerando possibilidades de avanços para nossa cidade e nossos sindicatos”, avalia.

Além da Casa da Indústria, Priscila também ressalta a parceria com a Fiep. “Temos também a parceria da Fiep, através da coordenadoria regional, onde temos reuniões periódicas. Discutimos problemas e procuramos soluções em conjunto”, diz a presidente. Ela lembra que o sindicato tem conseguido se manter economicamente. “O SINDIMETAL/PG vem se mantendo autossuficiente financeiramente. Hoje, eu considero este fato um dos mais importantes dentro de qualquer sindicato”, conclui.

Já a ampliação da base de associados também é tratada de forma séria. Para Priscila, a ampliação de oportunidades é um atrativo a mais. “Podemos ampliar a nossa base, trazendo mais possibilidades diante desta crise neste ano, focando em economia e estudo de mercado. Junto a isto temos a intenção de trabalhar em conjunto com a Fiep, solicitando medidas pontuais ao governo do estado. Uma das solicitações enviadas à Fiep é sobre a energia elétrica, pois o Paraná é o quarto estado com maior custo de energia. Isto afeta diretamente nossos associados”, avalia.

Crise econômica faz indústrias aderirem a programas especiais para evitar demissõesAprender a lidar com normas regulamentadoras pode evitar problemas às indústrias