SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

SINDIMETAL/PG inicia execução do Plano de Logística Reversa

Indústrias passam a cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

clique para ampliarclique para ampliarSetor metalmecânico tem um leque variado de resíduos sólidos (Foto: Reprodução)

A Fiep e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente assinaram, juntamente com os sindicatos dos setores Minerais não Metálicos, Metalmecânico, Reparação de Veículos, Construção Civil, Alimentos de Origem Vegetal, Madeira e Móveis e Prestação de Serviços, o segundo Termo de Compromisso para a execução do Plano de Logística Reversa, com aplicação a partir do início deste ano. A oficialização ocorreu em dezembro de 2014.

O processo teve início no final de 2012, quando a Fiep e os sindicatos do setor produtivo paranaense assumiram o compromisso com a Sema para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para chegar ao formato final do plano, o SINDIMETAL/PG promoveu diversas reuniões durante 2014 com os associados, que responderam a questionários sobre a geração de resíduos e as rotinas de destinação correta desses materiais. O trabalho foi realizado em conjunto com o Senai, que prestou assessoria na elaboração do plano. Conforme estudo feito pela equipe técnica envolvida no projeto, “o plano tem diretrizes macros e também é diferenciado pelo alto grau de variedade dos produtos que compõem o setor, que podem ser metal, mecânico e elétrico. O elo da cadeia é grande e o leque de destinações é ampliado”.

Segundo o presidente do SINDIMETAL/PG, Luiz Paulo Rover, a Fiep teve um papel fundamental no processo. "O Plano vem ao encontro das metas de sustentabilidade que sempre buscamos, mas esse processo seria mais difícil caso não houvesse essa colaboração da Fiep, com sua orientação, principalmente; pois nos deu condições para atingirmos esses objetivos, de estarmos com um plano de logística reversa", elogiou.

Na opinião do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, a assinatura dos termos demonstra a preocupação da indústria com a sustentabilidade. “Ainda há muitos obstáculos a serem transpostos. É preciso consolidar o diálogo e a troca entre órgãos competentes e o setor industrial para, juntos, encontrarmos as melhores soluções”, disse.

Os sindicatos serão responsáveis pela gestão da informação, monitorando e reportando à Sema as etapas e metas cumpridas. Na opinião do analista Carlos Waltrich, que participou do processo de elaboração do Plano de Logística Reversa, as indústrias compreenderam a importância da medida. “Houve uma grande conscientização das empresas, que colaboraram com os repasses de dados e mantiveram os contatos de forma direta para a elaboração do plano”, disse.

A Logística Reversa foi instituída no Brasil com a PNRS, criada com a lei nº 12.305/10. O objetivo é estruturar sistemas de coleta e reciclagem onde os produtos possam seguir o caminho inverso após seu consumo, podendo ser reaproveitados em novos processos produtivos. No Brasil, são geradas 240 mil toneladas de lixo ao dia. Deste total, 2% são reciclados. Ao ano, o não aproveitamento do lixo gera um desperdício de R$ 10 bilhões.

Todos os planos foram elaborados com a consultoria do Senai no Paraná, com apoio das gerências de Fomento e Desenvolvimento e de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sistema Fiep.

Com informações da Agência Fiep

Indústrias podem recorrer a linhas de crédito para investimentos no próprio negócioDiagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de março