SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Setor metalmecânico deve concluir Plano de Logística Reversa

Nova reunião em setembro deverá finalizar o plano do setor e cumprir o prazo determinado pela Sema para as adequações ambientais

clique para ampliar>clique para ampliarPLR vai cumprir todas as determinações de preservação do ambiente (Foto: Reprodução)

O Setor metalmecânico deve finalizar o Plano de Logística Reversa (PLR) até o final de setembro. Durante a reunião ocorrida em agosto, por teleconferência, a equipe técnica que trabalha na elaboração do PLR acertou os últimos detalhes para o encaminhamento final à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Nessa reunião, a equipe técnica atualizou o status do PLR e mostrou o andamento dos trabalhos, além de explicar como se pretende atuar para elaborar o plano conjuntamente com cada empresa participante.

O encontro também serviu para serem apresentados os mecanismos de divulgação dos 3R’s; descrição do sistema de logística reversa; formas de mobilização social e participação do consumidor; resíduos perigosos; atribuições dos participantes da Logística Reversa; comitê gestor; metas; e proposta transversal, além de alguns possíveis receptores e recicladores para recebimento dos resíduos gerados no setor.

Segundo a analista técnica Franciele Freitas, com o recebimento dos dados de pré-consumo e pós-consumo já é possível fazer um fluxograma. “Estamos com o estudo bem encaminhado e na próxima reunião deveremos ter os ajustes indicados pelos sindicatos, que receberão todo o material para que em setembro todos detalhes sejam resolvidos”, concluiu.

Fiep orienta sindicatos e indústrias sobre processo de estruturação de sistemas de Logística ReversaSindimetal PG prestigia cerimônia dos 70 anos da Fiep