SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Senai Ponta Grossa inaugura espaço automotivo e amplia instalações

DAF vai incentivar a formação de novos profissionais para atender as demandas do setor

clique para ampliar>clique para
               ampliarDAF fez parceria para investir no espaço automotivo (Foto: Divulgação/Senai)

O setor automotivo ganhou, em abril, dois novos espaços para a formação profissional de jovens e também para ampliação da pesquisa. Em uma parceria com a DAF Caminhões e a Volkswagen do Brasil, foi inaugurado o Centro Automotivo em Ponta Grossa. O espaço vai gerar 1.200 vagas para o ensino profissionalizante. Também foram inauguradas as novas instalações do Senai, com a construção de quatro novos blocos. O investimento chegou a R$ 8 milhões, aplicados em infraestrutura e equipamentos para os laboratórios de automação, metrologia e usinagem.

A montagem das instalações do Senai Automotivo ocorreu em função da necessidade de deslocar parte da estrutura da instituição para possibilitar o início das obras de ampliação para o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil de Ponta Grossa, além da consolidação da parceria com a montadora DAF, que necessitava instalar sua DAF Academy para capacitar seus operadores da linha de produção e os técnicos de sua rede de concessionárias. Para tanto, eles pretendiam adequar este espaço com as mesmas características de sua academia na Europa. Para isso, forneceu, por meio de um processo de comodato, equipamentos da marca para os treinamentos.

Em junho do ano passado, tiveram início as atividades do Senai Automotivo com turmas de Qualificação, Aprendizagem e Técnicos, todos na área de manutenção automotiva leve e pesada. Em julho começou a parceria com a DAF. Hoje, o espaço é utilizado por nove turmas de Cursos técnico em Manutenção Automotiva, duas turmas de aprendizagem em Mecânica Leve e Pesa e vários cursos de qualificação e aperfeiçoamento nas área de mecânica e de eletricidade de automóveis. O Senai Automotivo ainda tem programação de treinamentos das parcerias com a DAF Academy e com a Volkswagem do Brasil, que formam profissionais com o nível de excelência do Senai.

Com informações do Senai

Palestra leva conhecimento ao setor metalmecânicoPDA é apresentado aos gestores sindicais no estado