SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Sindimetal PG debate Logística Reversa em simpósio

clique para ampliar>clique para ampliarLaerty Dudas foi um dos palestrantes (Foto: Divulgação/Sindimetal)

O setor da indústria metalmecânica encontrou-se no dia 31 de outubro, em Londrina (PR), para o I Simpósio de Logística Reversa do setor e ao mesmo tempo prosseguir na execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que deve estar pronto e ser entregue à secretaria estadual do Meio Ambiente até fevereiro do próximo ano. O encontro teve palestras do coordenador de resíduos sólidos da Sema, Laerty Dudas, e da promotora pública Solange Novaes da Silva Vicentim.

Segundo a advogada Priscilla Jaronski, executiva do Sindimetal PG, o evento foi propositivo e mostra o interesse de todo o setor de ir ao encontro à redução dos impactos ambientais. A Logística Reversa prevê o encaminhamento de todo o material produzido e a sua destinação após a vida útil.

Em sua palestra, o biólogo Laerty Dudas, falou sobre os progressos e a implantação da Logística Reversa no estado. Já a promotora Solange Vicentin debateu sobre o Descarte de Resíduos Sólidos e a Legislação Municipal, já que será exigida uma parceria entre as prefeituras e as empresas para a destinação de todo o resíduo.

A Logística Reversa aplicada para o setor metalmecânico trata do fluxo físico dos bens, materiais e embalagens, desde o ponto de consumo até a sua origem. Entre os pontos básicos a serem definidos pelo Plano de Gerenciamento está o tratamento final adequado dentro das legislações ambientais.

Liderança foi o tema da Jornada de Especialização dos SindicatosVideoconferência debate implantação do eSocial