SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

DAF caminhões é instalada em Ponta Grossa

Município sedia a primeira fábrica da empresa fora da Europa

clique para ampliar>clique para ampliarDAF confirma o estado como novo polo automotivo (Foto: Divulgação/AEN)

A norte-americana Paccar, controladora da DAF, já está em Ponta Grossa. No início do mês a empresa anunciou investimento de US$ 200 milhões (aproximadamente R$ 450 milhões) em uma nova unidade no Paraná, a primeira fábrica fora da Europa e que está entre as maiores do mundo. O primeiro modelo a ser comercializado será um caminhão para transporte pesado de longa distância com motores de 12,9 litros.

A chegada da fabricante de caminhões irá gerar 500 empregos diretos juntamente com outros investimentos, como a fábrica de pneus Dunlop, também inaugurada neste mês em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, o estado começa a se firmar como um novo polo automotivo no país.

O presidente mundial da companhia, Mark Pigott, disse durante a solenidade, que o estado tem concedido incentivos para a instalação de novas fábricas. “Tivemos um grande suporte do estado para que essa indústria se concretizasse. O Paraná tem uma excelente logística”, afirmou.

O presidente da DAF Brasil, Marcos D'ávila, também destacou o suporte que a empresa recebeu do governo do Estado. “Desde o início, o governo esteve junto conosco para tornar o sonho da DAF Brasil em realidade. Esse apoio e a excelente posição geográfica de Ponta Grossa fizeram com que instalássemos essa indústria aqui”, disse ele.

A fábrica da Paccar está instalada em área de 2,3 milhões de metros quadrados e tem capacidade para até dez mil caminhões por ano. Serão produzidos caminhões DAF modelos LF, CF e XF.

Polo Automotivo – O Paraná tem atraído dezenas de indústrias, principalmente no setor automobilístico. Em setembro, a alemã Audi formalizou investimento de R$ 504 milhões para retomar a produção do A3 e do utilitário esportivo Q3. Em seguida, a Volkswagen anunciou mais R$ 700 milhões na produção do novo Golf em São José dos Pinhais. Elas se juntam à Renault, Volvo, Fiat, Catterpillar, Nissan, Case New Holland e aos fornecedores instalados na região metropolitana.

Capacitação - A gerente de negócios setoriais do Senai no Paraná, Rosmery Dall Oglio Kostycz, e a gerente da unidade da instituição em Ponta Grossa, Denise Beninca de Paula, disseram que as conversas com a DAF começaram em 2011, quando a empresa ainda nem havia definido a localização de sua fábrica no Brasil. Com a escolha de Ponta Grossa, o Senai adaptou sua estrutura para realizar a formação de mão de obra para a fábrica, inclusive alugando um barracão destinado exclusivamente para os cursos do setor automotivo. Além disso, um técnico do Senai visitou uma fábrica do grupo Paccar nos Estados Unidos para conhecer os detalhes do processo produtivo da empresa.

Desde janeiro deste ano, o Senai ficou responsável pelo recrutamento e treinamento dos primeiros 90 trabalhadores que vão operar a linha de produção – outros 60 funcionários foram trazidos de fora pela empresa, totalizando os 150 colaboradores que trabalharão na unidade em sua fase inicial. “No ano que vem devemos criar novas turmas de qualificação abertas à comunidade, a pedido da empresa, para que ela já tenha profissionais capacitados quando precisar ampliar sua produção”, explica Denise.

Sindimetal participa do Campos Gerais CidadãoG19 avança no processo de implantação da Logística Reversa