SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Sesi leva às indústrias programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Sindimetal participou de painel sobre o projeto, que busca melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores

clique para ampliar>clique para ampliarO programa Cuide-se + é uma das iniciativas do Sesi no Paraná para promover a qualidade de vida dos trabalhadores industriais, suas famílias e a comunidade, bem como estimular a gestão socialmente responsável das indústrias. (Foto: divulgação)

Uma abordagem eficaz para a prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho foi o tema do painel apresentado neste mês pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), na sede no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), em Curitiba.

“Esta ação faz parte do programa Cuide-se+ Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, que oferece aos empresários uma metodologia especialmente desenvolvida pelo Sesi para auxiliá-los na gestão desse tema em suas organizações”, explicou a gerente de Projetos e Articulações Estratégicas e Inovação Social do Sesi no Paraná, Maria Cristhina Rocha.

O programa Cuide-se+ Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas tem duração de um ano e meio e os resultados têm sido muito positivos. Maria Cristhina cita, por exemplo, a queda no absenteísmo, o aumento da produtividade e a redução do número de acidentes de trabalho e de uso do plano de saúde, entre outros benefícios.

“Depois de algum tempo, quando o próprio trabalhador percebe que não será demitido por estar com esse problema, mas sim será auxiliado nesse resgate de si mesmo, então, a confiança se instala e a solução se torna possível”, concluiu.

Sobre o Cuide-se+

O programa Cuide-se +  é uma das iniciativas do Sesi no Paraná para promover a qualidade de vida dos trabalhadores industriais, suas famílias e a comunidade, bem como estimular a gestão socialmente responsável das indústrias.

Lançado em 2012 e pautado em oito eixos ao todo, o programa contempla: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção ao Câncer, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Prevenção do Estresse, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas, e Estímulo a Atividades Físicas.

O Cuide-se+ também oferece consultoria para as indústrias, que podem solicitar um atendimento específico, mais adequado à sua realidade.

Benefícios do Programa

Maior comprometimento dos trabalhadores; melhoria da imagem como organização socialmente responsável (no mercado e na comunidade); redução de custos relacionados à saúde e à segurança; aumento da produtividade; redução do número de acidentes no trabalho; redução do turn over e do absenteísmo.

Sindimetal apoia empresas para implantação da NR12Sindimetal irá promover cursos de especialização