SINDIMETAL PONTA GROSSA

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa

Encontro mostra caminhos para se tornar fornecedor da Marinha

Setor metalmecânico tem grande potencial para concorrer às licitações e pode ampliar oportunidades para outros órgãos governamentais

Apesar da maioria das empresas paranaenses estar a quilômetros de distância do mar, o comércio com a indústria naval é um nicho de mercado que pode ser bem explorado. Por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Negócios, a Fiep realizou um encontro para aproximar empresas do Paraná e Marinha do Brasil. A reunião foi realizada no dia 27 de agosto.

Cerca de 70 participantes, entre empresários, executivos e representantes comerciais, assistiram à apresentação do Capitão-de-Fragata Antônio Liberto Cândido Vieira, do Centro de Obtenção da Marinha do Rio de Janeiro (COMRJ). Esse setor é responsável pela aquisição de boa parte dos insumos da Marinha, com exceção de equipamentos bélicos. "Essa aproximação com a Fiep é muito boa e serve, inclusive, para que possamos conhecer as dificuldades dos fornecedores", avaliou o palestrante.

Segundo o economista Jerri Adriani Chequin, da Coordenação de Desenvolvimento da Fiep, a ideia da Diretoria de Desenvolvimento e Negócios é dar foco às compras governamentais. As informações que capacitam os empresários a fornecer para a Marinha servem também para que possam vender para outros órgãos federais. "É uma boa oportunidade para diversos segmentos, como têxtil, alimentos, metalmecânica, entre outros", disse o economista.

De acordo com Vieira, entre as vantagens em fornecer para a Marinha estão a certeza do pagamento, a garantia de vender determinado volume durante um período, a chance de fornecer para diversas regiões do País, além da oportunidade de ampliar o fornecimento para outros órgãos de Governo, uma vez que as exigências são as mesmas.

Segundo o Capitão-de-Fragata, existe, atualmente, uma série de medidas que privilegiam o fornecedor brasileiro, principalmente as micro e pequenas empresas. O representante comercial da Volvo Penta Brasil, empresa que atua no segmento de motores marítimos e sistema de propulsão, Luiz Castro, viu com bons olhos a iniciativa da Fiep. "Os primeiros passos para fornecer para o Governo estão aí para quem tiver interesse", disse. Segundo ele, a relação de fornecedor com a Marinha traz como vantagem para a empresa a qualificação de toda sua rede. "Facilita o nosso trabalho de ter um autorizado em dia", afirmou, referindo-se às exigências legais que os órgãos governamentais exigem de seus fornecedores.

Para participar das licitações via pregão eletrônico, modalidade que corresponde a mais de 90% das compras do órgão, é preciso se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) ou apresentar os documentos para o cadastro previstos na Lei 8666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos públicos. As empresas interessadas em obter mais informações podem contatar o setor de captação de novos fornecedores pelo número (21) 2101-0836 e pelo e-mail candido@comrj.mar.mil.br

Sindicato realiza reunião mensalSetor metalmecânico traça estratégias para o futuro