SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Simpósio Internacional discute desafios para a Indústria 4.0

Evento realizado no dia 30 de novembro foi resultado de uma parceria entre parceria do Sistema Fiep com o Ministério da Economia, Trabalho e Habitação de Banden-Württemberg, na Alemanha

clique para ampliarSimpósio discutiu fatores que terão peso para a implantação da indústria 4.0 no Brasil. (Foto: Divulgação)

Os desafios e necessidades para que o Brasil consiga ingressar de fato na indústria 4.0 foram discutidos durante o Simpósio Internacional: Indústria 4.0 - Paraná e Baden-Württemberg. O simpósio foi realizado em Maringá no dia 30 de novembro e ocorreu também em Curitiba (28 de novembro) e em Londrina (2 de dezembro). O simpósio foi fruto de uma parceria do Sistema Fiep com o Ministério da Economia, Trabalho e Habitação de Banden-Württemberg, na Alemanha.

Durante o evento, empresários e especialistas dos dois países debateram quais os caminhos necessários para se enfrentar os desafios dessa nova fase de revolução industrial, que traz novas tecnologias e, consequentemente, necessidade de qualificação para o mercado de trabalho.

Em Maringá, a abertura com a apresentação dos organizadores foi realizada pelo vice-presidente da Fiep e presidente do Sindimetal Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, e pelo representante do Ministério da Economia, Trabalho e Habitação Baden-Württemberg, Ewald Stirner. Já a palestra magna teve como tema “Indústria 4.0 e os desafios da competitividade industrial no Brasil e no mundo”, apresentada por Marlene Gottwald, do Ferdinand-Steinbeis-Institut; Marco Antonio Pimpão, da Coca-Cola FEMSA Brasil; e André Marcon Zanatta, do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura - FIESC.

 Painéis

O evento contou também com painéis diversificados. Um deles tratou sobre a situação atual da indústria 4.0 e foi conduzido por Maren Röhm, do Instituto Fraunhofer para Tecnologia de Produção e Automação - IPA e Luiz Antonio Mendonça, do Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.

Já o painel 2 discutiu “Retrofit” de Máquinas para a Indústria 4.0, sendo apresentado por Marcelo Froes (Bosch REXROTH) , Marcos Giorjiani (BECKHOFF  New Automation Technology) e Fabio Luis Marchiori (Balluff Brasil).

No período da tarde, o painel 3 teve como tema “Oportunidades de Inserção Profissional na Indústria 4.0” com Rainer Würslin (Faculdade de Mecatrônica e Eletrotécnica - HS-Esslingen), Vanessa Sorda (Sistema FIEP - Linhas de Atuação em Educação), Raquel Valença (Observatórios Sistema Fiep) e Paulo Villiger Thomaz Rosa (Festo Brasil Ltda).

O painel 4 apresentou a “Evolução das Tecnologias da Indústria 4.0 no Futuro”. O tema foi tratado por Volker Schiek, da Rede Estadual Mecatronica Baden-Württemberg. O evento foi encerrado ainda com espaço para network e troca de informações entre os participantes.

Senai realiza Mostra Tecnológica em MaringáProjeto propõe previsão legal para que a mulher faça exame de gravidez na demissão