SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Programa de Melhoria da Competitividade inícia módulo de Gestão da Produção

Etapa contempla realização de workshop e de consultorias nas indústrias participantes

clique para ampliarclique para ampliarPrograma propõe inovação com baixos investimentos e grandes resultados. (Foto: Reprodução )

O Programa de Melhoria da Competitividade, uma parceria do Sindimetal Maringá e da Fiep, dá início neste mês ao módulo de Gestão da Produção.  A programação irá até janeiro de 2017 e tratará do sistema produtivo manufatura enxuta, o Lean Manufacturing.

As indústrias que compõem o programa irão participar neste período de um workshop, com o consultor Antonio Cruz, da XC Brasil Assistência Empresarial. No evento serão abordados os conceitos básicos, os paradigmas e o programa 5 S’s. O consultor falará também acerca dos métodos de controle como o PDCA (Plan-Do-Check-Adjust), melhoria contínua, fluxo de materiais e aplicação prática do método produtivo.

Consultorias

Além do workshop terão lugar as consultorias realizadas diretamente nas indústrias. O principal objetivo é analisar os materiais utilizados, como acontece este trânsito dentro da indústria e o modelo e fluxo produtivos, diagnosticando os gargalos e desperdícios de recursos, além de perdas da produtividade. A consultoria irá oferecer ainda o desenho de um novo layout para a planta e as sugestões de melhoria e plano de ação, visando a ampliação da produtividade e competitividade da empresa.

Industriais conhecem vantagens da manufatura enxuta em empresa de MandaguariIndústrias interessadas em internacionalização não devem pensar apenas na variação do câmbio