SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Industriais conhecem vantagens da manufatura enxuta em empresa de Mandaguari

Grupo acompanhou as mudanças e melhorias propiciadas pelo Lean Manufacturing para a fabricante de transformadores Romagnole

clique para ampliarIndustriais conhecem a história de sucesso da Romagnole. (Foto: Divulgação)

Um grupo de empresários realizou uma visita no dia 21 de outubro à indústria de transformadores e materiais elétricos Romagnole, de Mandaguari. Os industriais puderam conhecer a experiência da empresa, que há dez anos iniciou a implantação do método de fabricação manufatura enxuta, também chamado de Lean Manufacturing. Os empresários também identificaram os resultados importantes que a Romagnole obteve neste processo, como ganho em produtividade e redução do desperdício.

A consultora do Sebrae Cristina Schneider explica que a visita fez parte da programação do Projeto de Desenvolvimento do Setor Metalmecânico, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Sindimetal Maringá. “Durante o projeto foi debatido o uso de métodos produtivos como o da manufatura enxuta e essa foi uma oportunidade para que os industriais pudessem conhecer um exemplo de como essa experiência funciona na prática”, explicou.

Na empresa, o grupo de 21 pessoas que representou 17 indústrias foi recebido pelo diretor da unidade, Ayrton Bardeja. Ele contou que o processo de adoção do método produtivo começou há dez anos.

Foi preciso sensibilizar e capacitar os profissionais, gestores e diretores da empresa para o novo método produtivo. Bardeja ainda mostrou diversos resultados e ressaltou a necessidade de acompanhamento cotidiano das metas e indicadores para manter o sistema.

“Entre os resultados impactantes mostrados pelo diretor estavam e redução de desperdício e uma maior competitividade. O maior ganho deles, no entanto, foi em tempo de produção”, contou Cristina. Ela afirmou que a experiência foi muito interessante para os industriais. “Todos saíram animados e tivemos uma aula com o diretor, que realizou mestrado nesta área e nos falou com muita propriedade sobre o tema”, completou.

Entidades se mobilizam para adiar vigência do Bloco KPrograma de Melhoria da Competitividade inícia módulo de Gestão da Produção