SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Parceria entre Sebrae, Senai e Sindimetal oferece R$ 400 mil para investimento em inovação para pequenas indústrias

Projeto realizado em parceria pelo Sebrae e Sindimetal Maringá disponibiliza subsídios de 50% para projetos de inovação de até R$ 25 mil

clique para ampliarInovações em produtos e processos ganham subsídio com recursos do Sebraetec. (Foto: Reprodução)

Indústrias de micro e pequeno porte do setor metalmecânico associadas ao Sindimetal Maringá podem apresentar propostas de inovação de até R$ 25 mil para receber subsídio de 50% deste valor. A iniciativa faz parte do “Projeto de Desenvolvimento do Setor Metalmecânico”, que visa aumentar a competitividade das indústrias da região.

A ação é fruto de uma parceria entre o Sindimetal Maringá, o Senai e o Sebrae. O projeto iniciou em 2015 com o objetivo de estimular a inovação nas empresas e vem realizando reuniões quinzenais para discutir várias propostas e necessidades das indústrias.

A primeira fase contemplou um diagnóstico, que determinou os pontos fortes e os principais desafios de cada uma das indústrias participantes para ampliar a competitividade e aumentar o uso da tecnologia, diminuindo custos e incrementando a qualidade do produto final.

Segunda fase

Nesta segunda fase, o foco da parceria é desenvolver a inovação em cada ambiente industrial, contemplando projetos de desenvolvimento de produtos, de melhorias no processo produtivo e aprimoramento ou adequação destes processos.

De acordo com o consultor do Sebrae Joversi Luis de Rezende, a instituição dispõe de um orçamento de R$ 400 mil para atender as pequenas empresas. Ele explica que qualquer indústria que tenha faturado até R$ 3,6 milhões em 2015 pode participar, enviando sua ideia ou proposta para inovar.

A partir do recebimento da proposta, o Sebrae analisa a demanda e busca parceiros que possam auxiliar a empresa no desenvolvimento e, após aprovado o projeto pela empresa contratante, financia 50% dos recursos demandados. “Nosso objetivo é colocar em contato empresas fornecedoras que possam atender estas demandas de inovação. A partir da aprovação pela indústria contratante do projeto, o industrial pagará 50% deste valor e o Sebrae financia os outros 50%, com recursos do Sebraetec”, comentou.

Rezende explica também que a inovação não se refere apenas a um novo produto, mas pode ser um novo material ou forma de fazer diferente, melhorando o processo produtivo. “O projeto tem como principal objetivo auxiliar as empresas para a instalação de tecnologia mais adequada, melhorar processos produtivos e iniciar ações de ações de certificação, de acordo com as necessidades de cada indústria”, explicou.

Serviço

Para apresentar propostas, as indústrias podem entrar em contato diretamente com o Sindimetal Maringá, mesmo que não tenham participado da primeira fase do projeto.

Os interessados em participar das reuniões quinzenais também podem ingressar a qualquer momento, consultando as datas junto ao sindicato pelo telefone (44) 3224-4186.

Instituto Nacional da Propriedade Industrial promete reduzir tempo para concessão de marcas e patentesFiep discute parcerias comerciais com cônsul da Argentina