SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Sindimetal Maringá promove palestra dentro do Programa de Melhoria da Competitividade

Evento está relacionado ao módulo de Gestão Financeira e de Custos e tratou da elaboração do plano estratégico

clique para ampliarJerry Kato apresenta aos industriais a importância do plano estratégico em tempos de crise. (Foto: Divulgação)

O Sindimetal Maringá realizou no dia 1º de junho a palestra “Elaborando um Plano Estratégico em tempos difíceis”. O evento faz parte da programação do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, realizado pelo sindicato em parceria com a Fiep. O tema está ligado ao primeiro módulo do projeto que trata da Gestão Financeira e de Custos das empresas.

A capacitação foi ministrada pelo professor Jerry Kato e tratou com o objetivo de auxiliar as empresas a elaborar seu planejamento desde a definição de ideologia da empresa até a definição da Estratégia Competitiva e Corporativa. A abordagem do tema reuniu discussões ligadas à revisão da estrutura de governança da empresa; construção de cenários estratégicos; análise da concorrência; e determinação de objetivos estratégicos.

Ao todo participam cerca de 20 empresas do programa, que conta com diversos módulos e etapas. A realização desta palestra foi a segunda etapa deste módulo. Dentro do programa, outro evento, no dia 5 de maio, já havia tratado da economia atual e dos possíveis cenários que irão ocorrer nos próximos meses.

Próximas etapas

A partir de agora, na terceira etapa, as empresas passam a receber consultorias individuais acerca da sua gestão de custos, orçamento e formação de preços de venda. Nessa etapa, profissionais especializados irão orientar um aperfeiçoamento no processo de apontamento de custos com mão de obra direta, avaliação e controle de estoques de matérias-primas e componentes, rateio de custos indiretos de fabricação e controle de despesas operacionais.

Na quarta etapa deste módulo, a consultoria irá atuar para ajudar a indústria a estruturar o fluxo de caixa e avaliar o ciclo financeiro para ajustar a real capacidade de auto financiamento da empresa.

A quinta etapa será a palestra final, prevista para o dia 22 de junho, com o tema “Quanto vale sua Empresa? Valuation sem segredos”. O evento irá apresentar métodos para calcular o valor de uma empresa e quais são as estratégias financeiras para maximizar esse valor. A última etapa é a avaliação final das empresas para verificar a evolução após o processo.

O Programa de Melhoria da Competitividade é mais um dos benefícios oferecidos pelas instituições financiados pela contribuição sindical paga pelas empresas. Para mais informações, os associados podem entrar em contato com o sindicato pelo telefone (44) 3224-4186 ou pelo e-mail sindimetal@sindimetalmaringa.com.br.

Sindicato realiza segundo "Encontro com o RH"Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julho