SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Atividades do Programa de Melhoria da Competitividade Industrial começam em maio

Empresas participantes vão passar por uma série de consultorias com a meta de incrementarem seus negócios

clique para ampliarPrograma atenderá dezoito empresas associadas ao Sindicato. (Foto: Reprodução)

O Programa de Melhoria da Competitividade Industrial realizado pelo Sindimetal Maringá em parceria com a Fiep iniciará as atividades em maio. O programa está sendo planejado desde o final do ano passado, quando foram escolhidas as empresas participantes e definidas as atividades e áreas primordiais para o atendimento. O projeto é mais um dos benefícios oferecidos pelas instituições e financiados pela contribuição sindical paga pelas empresas.

A primeira ação do projeto é a realização de palestra “O que a indústria deve esperar da economia atual?”, no dia 05 de maio. A apresentação do Gilmar Mendes Lourenço, economista e professor da FAE, possui informações da atual economia brasileira e sobre as providências e cautelas que devam ser tomadas pela indústria neste momento.

Após o evento terão início os módulos definidos no escopo do projeto. O primeiro módulo trata da “Gestão Financeira” e está dividido em seis etapas. A primeira etapa dentro deste tema é a realização de um diagnóstico inicial das empresas participantes, no qual será possível um levantamento das necessidades específicas para a consultoria em Finanças e Custos.

A segunda etapa está relacionada com planejamento estratégico das empresas, com a palestra inicial “Elaborando um Plano Estratégico para Tempos Difíceis”, prevista para o dia 24 de maio. O objetivo é auxiliar as empresas a elaborar seu planejamento desde a definição de ideologia da empresa ate a definição da Estratégia Competitiva e Corporativa.

Já a terceira etapa será uma consultoria de 120 horas com cada um dos participantes acerca da gestão de custos, orçamento e formação de preços de venda. Nessa etapa, profissionais especializados irão orientar um aperfeiçoamento no processo de apontamento de custos com mão de obra direta, avaliação e controle de estoques de matérias-primas e componentes, rateio de custos indiretos de fabricação e controle de despesas operacionais. A meta é auxiliar cada empresa a reduzir custos de forma inteligente, precificar corretamente seus produtos e gerar lucro líquido de acordo com a expectativa de seus sócios.

Na quarta etapa deste módulo, a consultoria irá atuar para ajudar a indústria a estruturar o fluxo de caixa e avaliar o ciclo financeiro para ajustar a real capacidade de auto financiamento da empresa. O objetivo desta etapa é que os participantes possam gerar saldo de caixa positivo, mediante o equilíbrio do prazo médio de pagamento, prazo médio de cobrança e giro de estoque.

A quinta etapa será a palestra final, no dia 22 de junho, com o tema “Quanto vale sua Empresa? Valuation sem segredos”. O tema irá apresentar métodos para calcular o valor de uma empresa e quais são as estratégias financeiras para maximizar esse valor. A última etapa é a avaliação final das empresas para verificar a evolução após o processo.

Módulos

Além destas ações, outras estão previstas também para os módulos de Gestão da Produção; Eficiência Energética; Gestão Comercial; e Gestão da Inovação, cuja agenda será divulgada pelo sindicato em breve.

Para mais informações, os associados podem entrar em contato com o sindicato pelo telefone (44) 3224-4186 ou pelo e-mail sindimetal@sindimetalmaringa.com.br.

Indústria tem papel relevante na gestão de resíduos sólidos, diz especialistaParceria entre Sindimetal Maringá e Senai ajudará indústrias na adequação à NR-12