SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Masterplan é lançado em Maringá

Projeto - que conta com o apoio do Sindimetal Maringá e várias indústrias de outros segmentos - irá proporcionar o planejamento socioeconômico para o desenvolvimento da cidade até 2047

clique para ampliarProjeto foi apresentado oficialmente para o setor produtivo e sociedade. (Foto: Divulgação/Codem)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), em parceria com diversas outras entidades do setor produtivo e da sociedade civil organizada, lançaram oficialmente no dia 3 de março o Masterplan, projeto que irá proporcionar um planejamento socioeconômico para Maringá até 2047, quando a cidade completará cem anos.

O projeto está sendo realizado em duas etapas. A primeira, referente ao levantamento econômico, já está em curso e deverá ter os resultados divulgados nos próximos meses. Esta etapa foi financiada em grande parte pelas indústrias e empresas da cidade, como conta o diretor de economia do Codem, João Ricardo Tonin.

Os setores reuniram os recursos para a contratação da consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das mais respeitadas do mundo. Para chegar ao resultado, a empresa - com atuação em 157 países - fez um minucioso trabalho de coleta de informações, reuniões e discussões junto a lideranças e representantes dos principais setores da economia local.

“O apoio do setor produtivo e comercial foi fundamental para a execução do projeto. Desde a doação de milhas, refeições, hospedagem e recursos para a contratação da consultoria”, explicou Tonim. Ele também ressaltou a importância das informações cedidas para que a consultoria pudesse avaliar os setores produtivos.

clique para ampliarAssociados ao Sindimetal Maringá tiveram grande contribuição para a iniciativa. (Foto: Divulgação/Codem)

“O Sindimetal Maringá, por exemplo, por meio de seu presidente, Carlos Walter, é um dos idealizadores do projeto e ajudou desde a elaboração da proposta. Como é um grande setor em Maringá, a entidade e seus associados tiveram também grande importância no fornecimento de informações para a PwC”, afirmou.

Agora, todas as informações reunidas pela consultoria darão origem a um relatório no qual estarão elencados os setores com maior potencial para gerar riqueza e benefícios para a sociedade, levando em consideração as vocações da cidade. Também constarão os fatores críticos para o sucesso e o planejamento estratégico de implementação. As ações estão em um plano estratégico que deverá implantado pelo município e pelas instituições.

Segunda fase

A segunda fase deverá ser mais cara, segundo a expectativa do Codem. Nesta etapa, uma nova empresa de consultoria internacional será contratada para realizar o levantamento das informações relacionadas ao planejamento do capital social, urbanístico e de infraestrutura, que fornecerá as diretrizes para as ações relacionadas ao transporte, saneamento, educação, qualidade de vida, energia, habitação, entre outros.

Expectativa do consumidor aumenta no início de 2016, mas pessimismo ainda é grandeGeração própria de energia pode se tornar alternativa para indústrias