SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Sindimetal Maringá divulga valores da Convenção Coletiva de Trabalho

Reajuste de 11% deverá ser pago em duas etapas: 6% a partir de 1º de março e 5% em 1º julho deste ano, tendo como valor base o salário vigente em março de 2015

Após quatro rodadas de negociação, o Sindimetal Maringá fechou em acordo com o sindicato representante dos trabalhadores a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2015/2016. De acordo com o Sindimetal Maringá, durante a negociação foi possível construir alguns avanços, visando reduzir os custos para o setor produtivo e realizar o maior esforço possível na tentativa de proteger os postos de trabalho e a competitividade dos produtos.

Como resultado da negociação, o reajuste acertado é de 11%, já inclusa a correção do INPC de 10,97% referente a dezembro. Esse aumento deverá ser concedido pelas indústrias em duas etapas. A primeira, de 6%, deverá ser paga a partir de 1º de março deste ano. Já a segunda, de 5%, aplicada a partir de 1º de julho.

Os novos pisos salariais seguem o mesmo raciocínio e passarão a valer R$ 1.209,00 a partir de março e R$ 1.266,00 a partir de julho. Já a cesta básica passa a ser de R$ 106,00 a partir de 1º de março.

Além do reajuste, as indústrias deverão repassar aos trabalhadores um abono salarial no valor de R$ 711,00. A remuneração poderá ser paga em parcela única em 29 de junho ou em duas parcelas, sendo a primeira em 26 de maio e a segunda em 27 de julho.

Faixas salariais

Visando oferecer o menor impacto possível nos custos das empresas, o sindicato atuou para a criação de faixas salariais, que foram instituídas nesta CCT e também estabeleceu como valor base para o reajuste o salário vigente de março de 2015.

O reajuste deverá ser aplicado integralmente a primeira faixa salarial - dos trabalhadores que ganham até R$ 3.500,00. Já para a segunda, para as remunerações entre R$ 3.500,00 e R$ 6.000,00, o reajuste será equivalente a 90% do índice, ou seja, 5,4% em 1º de março e 4,5% em 1º de julho. Já para a faixa salarial acima de R$ 6.000,00, a negociação entre empregador e trabalhador é livre, ficando garantido o aumento negociado nas faixas anteriores.

Todas as demais cláusulas da CCT permanecerão inalteradas.

Mais detalhes podem ser obtidos diretamente no Sindimetal Maringá.

RAIS deve ser entregue até 18 de marçoProjetos em desenvolvimento pelo sindicato vão acelerar inovação em 2016