SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Comitê Gestor discute ações de implantação da Logística Reversa do setor metalmecânico

Previsão é de que, até 2025, 80% do plano esteja implantado no Estado

O Comitê Gestor de Logística Reversa do setor metalmecânico tem realizado reuniões constantes para definir as ações referentes à implantação do Plano de Logística Reversa do segmento. O plano realizado com a participação do Sindimetal Maringá e de outros sete sindimetais do estado (Apucarana; Cascavel; Campo Mourão; Curitiba; Londrina; Pato Branco e Ponta Grossa) foi apresentado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente em setembro e aprovado em outubro, quando começaram as ações.

O plano faz parte da obrigação legal de atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e visa estabelecer mecanismos que possibilitem a destinação adequada e, sempre que possível, o retorno dos resíduos do processo produtivo e pós-consumo para reaproveitamento ou reciclagem.

A primeira ação foi a criação do Comitê Gestor, do qual todos os sindicatos participantes são membros permanentes deste grupo, que conta ainda com representantes de órgãos públicos, universidades e o apoio de consultores. Esse comitê é responsável por acompanhar ações e prazos e buscar parcerias para a implantação.

De acordo com o planejamento, estão estabelecidas ações de curto, médio e longo prazo. Algumas serão implantadas imediatamente; outras têm metas que variam segundo a complexidade da realização e que serão gradualmente colocadas em prática nos próximos anos. A expectativa é de que, até 2025, 80% do plano já esteja em funcionamento.

Para saber mais e colaborar com o projeto as indústrias devem entrar em contato com o Sindimetal Maringá pelo telefone (44) 3224-4186. A participação é extremamente importante, uma vez que a legislação já está em vigor e passível de fiscalização.

Indústria deve estudar a melhor opção para a contribuição previdenciáriaSindimetal Maringá realiza palestra com orientações sobre como procedecer em casos de acidentes de trabalho