SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

União e inovação andam juntas para as indústrias do setor metalmecânico

Quarenta empresas participam de um projeto do Sindimetal Maringá em parceria com o Senai e Sebrae para incentivar competitividade e fortalecer o segmento

clique para ampliarIndustriais discutem soluções para o setor durante reunião do programa. (Foto: Divulgação)

Quarenta indústrias de micro e pequeno porte do setor metalmecânico associadas ao Sindimetal Maringá estão participando de consultorias para investimento em inovação e melhoria da competitividade por meio do “Projeto de Desenvolvimento do Setor Metalmecânico”. A ação é fruto de uma parceria entre o Sindimetal Maringá, Senai e Sebrae. O projeto iniciou em abril deste ano com o objetivo de estimular a inovação nas empresas. Estão sendo realizadas reuniões quinzenais para discutir várias propostas.

A primeira fase contemplou um diagnóstico das indústrias participantes, que determinou os pontos fortes e os principais desafios de cada uma para ampliar a competitividade e ampliar o uso da tecnologia, diminuindo custos e aumentando a qualidade do produto final.

Agora, os industriais buscam na união as soluções para estas questões. De acordo com o consultor do Sebrae Joversi Luis de Rezende, entre as medidas discutidas nas reuniões estão as ações de compras conjuntas para baixar os custos de insumos e matérias-primas. As empresas pretendem ainda estabelecer sistemas de vendas conjuntas e também alternativas para o financiamento com custos menores.

O consultor explica ainda que as indústrias contam, por meio da parceria, com recursos subsidiados pelo Sebraetec para investir em inovação, que podem chegar a financiar 80% do processo ou item inovador.

Além das reuniões, a proposta englobou também consultorias individuais. “O projeto tem como principal objetivo auxiliar as empresas para a instalação de tecnologia mais adequada, melhorar processos produtivos e iniciar ações de certificação, de acordo com as necessidades de cada indústria”, explicou.

BNDES oferece alternativas de financiamento para adequações à NR-12Maringá recebeu caravana de Planejamento Estratégico do Sistema Fiep