SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Indústrias do setor metalmecânico recebem consultorias para inovação

Projeto é resultado de parceria entre o Sindimetal Maringá, Senai e Sebrae para incentivar competitividade e fortalecer o segmento

Consultorias para investimento em inovação e melhoria da competitividade beneficiam 40 indústrias de micro e pequeno porte por meio do “Projeto de Desenvolvimento do Setor Metalmecânico”. A proposta, realizada em parceria pelo Sindimetal Maringá, Senai e Sebrae, iniciou em abril com o objetivo de estimular a inovação nas empresas.

A primeira fase contemplou um diagnóstico das indústrias participantes, que determinou os pontos fortes e os principais desafios de cada uma para ampliar a competitividade e ampliar o uso da tecnologia, diminuindo custos e aumentando a qualidade do produto final.

De acordo com o consultor do Sebrae Joversi Luis de Rezende, atualmente está em curso a segunda fase do projeto, com consultorias individuais. “O projeto tem como principal objetivo auxiliar as empresas para a instalação de tecnologia mais adequada, melhorar processos produtivos e iniciar ações de ações de certificação, de acordo com as necessidades de cada indústria”, explicou.

Segundo ele, no diagnóstico os profissionais estabeleceram quais os principais pontos que precisavam ser aprimorados. “A partir desta definição foram estudados em conjunto com o industrial quais pontos seriam prioritários e traçado um plano de ação que está sendo executado”, comentou.

O consultor explica ainda que as indústrias contam, por meio da parceria, com recursos subsidiados pelo Sebraetec para investir em inovação, que podem chegar a financiar 80% do processo ou item inovador.

Ainda não há resultados disponíveis na indústria, uma vez que o projeto está em desenvolvimento. No entanto, um dos benefícios é a procura dos empresários por melhorias. “Sem dúvida, um dos grandes resultados que já podem ser mensurados é o engajamento dos industriais. A procura tem sido muito grande e a participação excelente”, analisou.

Energia elétrica mais cara impacta o crescimento do setor industrialUnidade móvel do Cuide-se + levará prevenção de doenças para trabalhadores do setor