SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Crédito da Fomento Paraná é alternativa para investimentos das indústrias

Empresas podem usar os recursos para inovar, crescer e também para capital de giro

clique para ampliarFinanciamentos estão disponíveis para indústrias de todos os portes e tamanhos. (Foto: Reprodução)

A Fomento Paraná é uma instituição financeira formada com capital misto do poder público e privado, mas que tem como sócio majoritário o governo estadual. O principal objetivo da entidade é fornecer recursos paras que as indústrias e empresas possam investir e crescer, com taxas de juros menores em relação aos financiadores privados.

A Fomento Paraná trabalha como intermediária na contratação de recursos do BNDES e facilitadora na obtenção de financiamentos de programas como o Finep. Além disto, recursos disponíveis em programas de financiamento específicos realizados pelo estado também são conduzidos pela instituição. Uma outra linha de financiamento conduzida pela Fomento Paraná é a de obras públicas, realizadas pelos municípios paranaenses.

Por meio da instituição odem ser financiados pelos industriais projetos de investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos); capital de giro associado ao projeto principal (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir); e uma combinação entre capital fixo e de giro. As taxas de juros aplicadas podem ser ainda menores para os industriais que apresentarem certificados de participação em cursos de capacitação gerencial.

Entre as linhas disponíveis está, por exemplo, a Inovacred, disponibilizada em parceria com a Finep exclusivamente para empresas que tenham produto ou processo de produção inovador ou que desejem inovar. A linha de crédito possibilita que empresas com faturamento até R$ 16 milhões obtenham financiamento com taxa de juros com base na TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo), que hoje está em torno de 6%. Para empresas com faturamento superior, a taxa de juros é a TJLP mais 1% ao ano. O prazo de carência é de até 24 meses e de até 72 para pagamento do financiamento.

Números

Segundo as informações divulgadas pela instituição, desde 2011 a Fomento Paraná firmou mais de 12,2 mil contratos e liberou R$ 242,4 milhões para apoiar empreendedores da indústria, do comércio e do setor de serviços, além de pequenos agricultores, em todas as regiões do estado. Deste volume, R$ 94 milhões são relativos a contratos de financiamento de microcrédito, com operações de até R$ 15 mil.

A Fomento Paraná não possui filiais e atua nas cidades do interior por meio de parceiros. Para saber quais são os endereços disponíveis em Maringá clique aqui ou saiba mais em www.fomento.pr.gov.br.

Indústrias metalúrgica e mecânica já fecharam mais de 38 mil postos nos primeiros cinco meses do anoPrograma de Proteção ao Emprego pode trazer alternativas para indústrias em dificuldades