SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Pronatec abre novas turmas para o segundo semestre

Trabalhadores podem acessar os cursos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

clique para ampliar>clique para ampliarNovas turmas do Pronatec estão com inscrições abertas. As aulas começam em julho (Foto: Reprodução )

O Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - está com várias turmas abertas para a região de Maringá neste início do segundo semestre em 2014.

De acordo com o interlocutor dos cursos do Pronatec em Maringá, Ronaldo Bento, há cinco turmas que estão sendo ofertadas para os profissionais. “Alguns cursos ainda estão sendo finalizados. Por isso, não há um grande número de vagas abertas, mas os trabalhadores devem estar sempre atentos às novas oportunidades”, disse.

Segundo Bento, neste momento, é possível ingressar nos cursos de Instalador de Sistemas de Segurança; Auxiliar de Crédito e Cobrança; Operador de Retroescavadeira; Programador de Sistemas; Encanador e Instalador Predial; e Programador de Dispositivos Móveis. Todos os cursos estão sendo ofertados para Maringá.

Há também oportunidades de cursos para outras cidades na região. Para Ivatuba, há o curso de Auxiliar Administrativo; em Itaguajé, tem curso de Montador e Reparador de Computador. Já em Lobato e Paiçandu, há vagas para curso de Padeiro; em Santa Fé, para Mecânico de Motocicletas.

“Todos os cursos estão com inscrições abertas e irão começar ainda em julho. O caminho para ingressar é o trabalhador, que esteja empregado ou não, ir a qualquer um dos CRAS da região, que poderá encaminhá-lo para o curso”, explicou o interlocutor.

A idade mínima para participar é de 16 anos, com exceção dos cursos de “Operador de Retroescavadeira” e “Encanador e Instalador Predial”, que exigem maioridade e também não há idade máxima para se inscrever. Na maioria dos cursos é necessário possuir apenas o ensino fundamental incompleto. As exceções são os cursos de “Auxiliar de Crédito e Cobrança”, que exige ensino médio incompleto, e “Programador de Sistemas”, para o qual é necessário ter concluído o ensino fundamental.

Demanda das empresas

De acordo com Ronaldo Bento, a partir do segundo semestre, por meio de uma parceria a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo poderá demandar diretamente os cursos do Pronatec. Neste caso, as empresas poderão encaminhar os profissionais para os cursos ou ainda solicitar cursos in company.

O interlocutor explica que, neste primeiro momento, a CNI fará um levantamento das necessidades das indústrias, para que os cursos possam ser elaborados e ofertados por meio do Pronatec. Apenas depois desses passos as inscrições estarão abertas. No entanto, as empresas podem desde já ajudar neste processo repassando suas necessidades de capacitação para os funcionários. “Neste primeiro momento, as empresas podem procurar o Senai para obter informações e orientações sobre como repassar as demandas à CNI”, disse.

Contratação informal pode render multa de até R$ 20 mil por trabalhador para a indústriaVendas industriais caem 4,75% nos primeiros cinco meses deste ano em relação a 2013