SINDIMETAL MARINGÁ

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE MARINGÁ

Logística reversa: industrial será responsável por todos os resíduos de seus produtos

Setor metalmecânico está na fase final da elaboração do Plano de Logística Reversa, que deve ficar pronto até meados deste ano

clique para ampliar>clique para ampliarIndústrias terão responsabilidade também por recolher resíduos após consumo (Foto: Reprodução)

Está em elaboração o Plano de Logística Reversa para o setor metalmecânico paranaense. A legislação, fruto da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, obriga todas as empresas a garantirem a correta destinação final de seus resíduos, sejam eles do processo produtivo ou dos produtos finais depois de utilizados ou consumidos.

De acordo com a assessora jurídica e gerente executiva do Sindimetal Paraná, Luciana Rocha Lopes, o Paraná saiu na frente ao convocar as empresas para pensar como seria possível gerenciar estes resíduos. “A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou um edital convocando alguns setores a elaborarem seus planos de Logística Reversa. Dessa forma, o estado já está avançado em busca do cumprimento da legislação”, reforçou.

Metalúrgicas

O setor metalmecânico assinou um termo de compromisso com a Sema, estabelecendo prazos para a elaboração do plano, conta a gerente executiva. “Contratamos o Senai para realizar um estudo técnico, contendo um diagnóstico do setor, e apresentar à secretaria uma sugestão de plano logístico para a área metalmecânica”, disse.

Luciana Lopes afirma que já foram feitas vídeo conferências com o objetivo de estabelecer quais os resíduos gerados pelo processo produtivo do setor (como os cavacos metálicos, óleos, etc). “Agora estamos na fase de levantamento dos resíduos do produto final, estabelecendo com as empresas quais produtos são fabricados e em quantidade”, conta.

O plano está sendo elaborado de forma conjunta por oito sindicatos do setor metalmecânico de todo o estado e deve ser finalizado até julho. “É muito importante que todas as empresas participem deste levantamento, se associando aos sindicatos e repassando as informações dentro do prazo, uma vez que aquelas que não se adequarem à legislação poderão ser autuadas em fiscalizações”, completa.

Cota para a contratação de menor aprendiz é exigência para todas as indústriasAbono salarial deve ser pago até 25 de junho