SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Alemanha irá investir 1 bilhão de euros em carros elétricos

Nos próximos quatro anos, a Alemanha pretende colocar nas ruas 1 milhão de carros elétricos. Para se ter uma ideia, hoje existem 50 mil carros verdes.

clique para ampliarclique para ampliarQualquer montadora estrangeira pode participar do programa e se beneficiar da subvenção, que será dividida meio a meio entre o governo e as empresas signatárias do acordo (Foto: Freeimages)

Para cumprir a meta ambiciosa, o governo alemão pretende investir 1 bilhão de euros para promover os carros verdes e os interessados em comprar os veículos movidos à eletricidade vão receber um desconto de 4.000 euros (15.810 reais), se for um modelo 100% elétrico, ou de 3.000 euros (11.850 reais) para um plug-in híbrido.

No total, 600 milhões de euros serão destinados para este fim. O programa teve início no mês de maio e não se aplicará a veículos que custem mais de 60 mil euros.

O projeto também prevê um orçamento de 300 milhões de euros até 2020 para acelerar a construção de infraestrutura para a mobilidade eletrificada, como estações de carregamento nas cidades e rodovias. Além disso, outros 100 milhões de euros vão para a compra de carros elétricos para frotas do próprio governo federal. Atualmente, apenas 10% deles são movidos à eletricidade, mas o objetivo é chegar a 25%.

Qualquer montadora estrangeira pode participar do programa e se beneficiar da subvenção, que será dividida meio a meio entre o governo e as empresas signatárias do acordo. Até o momento, os únicos fabricantes que se inscreveram foram a Volkswagen, Daimler e BMW.

Incentivo

Países como a Noruega e a Holanda já usam sistemas de incentivos para encorajar o a expansão dos carros elétricos e é justamente nesses lugares que a mobilidade elétrica mais cresce.

Com a investida, o governo alemão espera impulsionar o segmento de modelos verdes e transformá-los em um "mercado de massa". A iniciativa também ajudaria a frear os efeitos comerciais e ambientais do escândalo de manipulação dos testes de emissão nos modelos a diesel da Volkswagen.

Com informações do Portal CIMM

Confiança do industrial tem alta no mês de maioScania investe R$ 40 milhões em laboratório de testes em São Bernardo do Campo