Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
As indústrias e seus contadores vêm estabelecendo, cada vez mais, uma importante relação. Com uma enxurrada de novidades em ambas as áreas, se tornou necessária uma interação ainda mais eficiente. A contabilidade deve ser encarada, atualmente, como uma ferramenta de gestão, na opinião do especialista em gestão de negócios empresariais, Luiz Carlos Tiossi.
“O mercado não assimila mais quem brinca com a gestão. A indústria precisa se apropriar desta prática como uma condição para melhor sustentar seus negócios. E o empresário tem que estar antenado a esta nova realidade para poder, junto de seus contadores, ampliar seus horizontes”, afirma.
Tiossi ministra a palestra “As Revoluções na Gestão Empresarial e as Inovações nos Serviços Contábeis”, em uma iniciativa da Fiep. Está sendo realizado um ciclo de palestras em todo o estado, com o objetivo de aproximar ainda mais as indústrias dos profissionais de contabilidade. Nos últimos anos, esta relação foi marcada por muitas transformações.
“Não faz muito tempo, a contabilidade era feita com caderno e máquina de escrever. O fiscal ia até a empresa pessoalmente conferir cada item. Hoje tudo é feito eletronicamente, desde o armazenamento de informações e até a fiscalização é digital”, destaca Tiossi.
O especialista salienta ainda que o processo utilizado hoje para a prestação de contas (empresa - contador - fisco) muito em breve deve "engolir" muitas atividades da figura do contador. Diversas obrigações deverão ser feitas diretamente pela empresa. Por isso, estes profissionais precisam se readequar para não perder espaço e sustentar os serviços contábeis. “O contador tem que se adaptar e despertar no empresário a necessidade de usar a contabilidade para gerir seus negócios de maneira mais apropriada, e não só para prestar conta ao fisco”, reforça Tiossi.
Para isso, algumas atitudes são fundamentais. É preciso estabelecer a contabilidade como ferramenta de gestão, capacitar a equipe de trabalho, alinhar com as necessidades do cliente e estar disponível ao empresário. Também se deve aprimorar a consultoria, estabelecendo metodologias e procedimentos, e melhorar o relacionamento, estando mais presente e focado no cliente, além de aumentar a qualidade do atendimento.
A área necessita ainda fazer a prestação de contas de forma adequada, controlando os custos, estudando o consumo e justificando os preços ao cliente. E, por fim, oferecer serviços específicos, apresentar novos produtos e customiza-los.
A palestra “As Revoluções na Gestão Empresarial e as Inovações nos Serviços Contábeis” será apresentada em Londrina (07/10), Maringá (08/10), Cascavel (20/10), Ponta Grossa (03/11) e Pato Branco (24/11). A capacitação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site www.fiepr.org.br/para-sindicatos/pda.