SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Normas técnicas impulsionam evolução em equipamentos

Fabricante de Araruna, a Fameger acompanhou a necessidade de seus clientes e investiu na inovação para produzir equipamentos adequados à legislação

clique para ampliar>clique para ampliarSede da Famiger, em Araruna (Foto: Divulgação)

As mudanças na legislação, como a necessidade de padronização na fabricação de espumas e a NR-12 - que trouxe novas determinações para a segurança de máquinas e equipamentos -, ajudaram a revolucionar a fabricação de máquinas pela Fameger, indústria de Araruna especializada em equipamentos para a produção de espumas.

De acordo com o diretor-presidente da empresa, Edson Harenas Montanholi, o foco da companhia fundada em 2006 sempre esteve em atender as necessidades do setor e inovar, mas este processo foi acelerado em função das mudanças na legislação.

“A exigência de padronização da espuma, que entrou em vigor há dois anos e passou a ser exigida com mais rigor neste ano, tem propiciado tanto o desenvolvimento das máquinas quanto a renovação dos parques fabris do setor. A implantação da NR-12 também teve grande impacto nesse mercado. Houve uma revolução entre o que era produzido três ou quatro anos atrás e o que fazemos hoje. Essas mudanças trouxeram inovações, possibilitando vários benefícios tanto para a saúde dos operadores dos equipamentos quanto ganhos de produtividade e regularidade da produção, com maior qualidade final dos produtos”, contou.

Com mais de 22 anos de experiência no setor, Montanholi atuava em uma empresa do mesmo segmento, gerenciando a produção e desenvolvendo equipamentos. Há quase dez anos, decidiu que o mercado estava aquecido e resolveu assumir o desafio de montar a própria empresa. “Hoje fazemos todo o processo de desenvolvimento de equipamentos, prototipagem e testes dentro da própria empresa, sempre buscando inovar”, comentou.

O resultado desta busca foi uma nova máquina no mercado: a Espumação Industrial FGR-12000. Segundo o diretor, o equipamento aumentou consideravelmente o grau de automatização, possibilitando a mistura de produtos e produção da espuma sem o contato do operador com os produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde. “Desenvolvemos um equipamento que permite que o operador trabalhe dentro de uma cabine fechada, tendo todas as informações que necessita sobre a produção de forma automática, sem nenhum tipo de contato direto com a espuma. Além disto, esse equipamento aumenta a produtividade e proporciona mais qualidade ao produto, sendo muito bem aceito pelo mercado”, disse. De acordo com ele, em função do custo, o equipamento não é acessível a todas as empresas, mas tem crescido a procura e adoção conforme as exigências da legislação se ampliam.

E as novidades não devem parar por aí. Segundo o industrial, novos equipamentos estão sendo desenvolvidos dentro da fábrica e devem chegar ao mercado no próximo ano. “Acompanhamos de perto o trabalho dos nossos clientes e sabemos das necessidades deles. Estamos trabalhando para desenvolver equipamentos que facilitem a operação e produção, suprindo essas demandas”, adiantou.

A empresa também amplia seu mercado. Além de atender todo o território nacional, já comercializa seus produtos em países da América Latina e África e inaugurou, há dois anos, a sede própria com 1.800 metros de área construída. Outra aposta da empresa para crescer é no serviço pós-venda. “Contamos também com uma equipe técnica que vai até o cliente para fazer a montagem e acompanhar o início da produção, entregando também toda a documentação de segurança. Buscamos não apenas inovar, mas atender de forma completa e qualificada”, finaliza o empresário.

Modernização de parque fabril pode ajudar setor siderúrgicoFiep orienta sindicatos e indústrias sobre processo de estruturação de sistemas de Logística Reversa