SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Contribuição Confederativa é obrigatória para os associados

Pagamento acontece conforme condições e calendários definidos pelo sindicato, em Assembleia Geral Extraordinária

clique para ampliar>clique para ampliarContribuição Confederativa ajuda o sindicato a manter sua estrutura, resultando em benefícios aos associados (Foto: Freeimages)

As indústrias associadas devem ficar atentas ao calendário de pagamento da Contribuição Confederativa, conforme as definições do sindicato que representa o setor. Os recursos obtidos por meio da contribuição são usados para custear a manutenção do sistema confederativo do sindicato, que fica com 80% do volume total de arrecadação e repassa 15% do total para a Fiep e outros 5% para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O recolhimento deve obrigatoriamente ser feito pelas indústrias que integram o quadro da entidade. De acordo com Débora Negrello, coordenadora do Departamento de Arrecadação Sindical da Fiep, a cobrança da Contribuição Confederativa é deliberada em Assembleia Geral Extraordinária. “São os próprios industriais que votam pela sua realização. Assim, é uma contribuição obrigatória para os associados”, destaca.

A definição dos valores e das condições para pagamento é estabelecida pelo próprio sindicato. Em sua maioria, as entidades fazem a cobrança da Contribuição Confederativa no segundo semestre, com o objetivo de não onerar o industrial, visto que no primeiro semestre ocorrem várias obrigações. Os sindicatos são responsáveis pelo aviso e envio das guias para o pagamento.

De acordo com Débora, esta contribuição retorna em benefício para o próprio industrial, por meio de todos os serviços que o sindicato oferece aos associados. “A contribuição pode ser considerada como um investimento, pois o industrial vai enxergar o benefício que ela causa dentro de sua indústria. Isso torna a categoria ainda mais forte, com maior representatividade”, salienta Débora.

A coordenadora enfatiza que o associativismo é, atualmente, uma das melhores ferramentas para o industrial, pois através da representação por meio dos sindicatos é possível obter benefícios e serviços. Isto impacta diretamente na indústria, significando melhorias no dia a dia do negócio.

Facilidade

Em assembleia realizada no mês de julho, os associados ao Sindimetal Campo Mourão aprovaram as regras para o pagamento da contribuição ao sindicato. Entre os pontos principais está a revisão das faixas de pagamento, que diminuíram de oito para cinco, para facilitar a contribuição das empresas. Essas faixas são definidas segundo o valor bruto da folha de pagamento das indústrias.

"Procuramos também baixar ao menos um pouco os valores das contribuições em relação aos anos anteriores. Além disto, criamos um valor diferenciado para as empresas associadas, para valorizar a participação das companhias no sindicato”, comentou o presidente do sindicato, Moacir Pereira de Lima.

Outra medida, definida na reunião, foi a divisão em parcelas do valor da Contribuição Confederativa, tradicionalmente paga em cota única.

Grupo de Apoio Sindical orienta industriais sobre situações de crise nas relações trabalhistasMedidas podem ajudar a indústria a economizar até 25% na tarifa de energia elétrica