Rua São José, 1369
Centro
87.303-190 - Campo Mourão/PR
sindimetalcampomourao@gmail.com
(44) 3524-4874
Os sindicatos do setor metalmecânico no Paraná avançam na elaboração de seu plano para a Logística Reversa, que deve ser finalizado e protocolado junto à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) ainda neste ano. A elaboração do plano está a cargo do Senai no Paraná, que está orientando toda a coleta de informações sobre as dinâmicos do setor, que é bastante amplo e complexo. A entrega do plano estava prevista inicialmente para o primeiro bimestre deste ano, mas os sindicatos estão protocolando um pedido de prorrogação devido à demanda dos trabalhos do Senai e análises que ainda se fazem necessárias para complementar as informações.
“Pretendemos realizar a entrega o quanto antes, ainda este ano. Este é um setor bastante complexo e a ideia é que este seja um trabalho completo, uma vez que os sindicatos têm todo o interesse e é meta principal do plano atender a legislação e contribuir com os trabalhos da Sema”, explicou a consultora jurídica do Sindimetal Londrina, Elaine Quinie Matsumura.
Um passo importante neste sentido foi a realização de um Simpósio em Londrina para discutir o tema no dia 31 de outubro. Durante o evento, foi possível discutir as dificuldades do setor e também a elaboração do plano. O encontro contou com a participação importante do diretor da Secretaria do Meio Ambiente Laerty Duda e da promotora de Meio Ambiente de Londrina Solange Novaes Vicentim, que apresentaram várias informações sobre as exigências ambientais e sobre a experiência de outros setores que também já estão desenvolvendo planos similares.
A presidente do Sindimetal, Maria José do Nascimento, destacou a parceria entre os oito sindicatos do setor no Estado durante o processo. “Este grupo está trazendo informações sobre todo o Estado, o que gerará um resultado final muito rico e envolverá também outros segmentos. Isso ocorre porque as cadeias estão em algum momento interligadas e esse planejamento é muito interessante para que possamos fechar o ciclo e atender toda a legislação”, disse.
Maria José ressaltou ainda a ampla participação dos empresários no processo. “Nós estamos saindo na frente em relação ao resto do empresariado brasileiro e estamos demonstrando a nossa responsabilidade socioambiental, mostrando que queremos produzir sim, mas com responsabilidade perante a sociedade e o meio ambiente. E tendo a Fiep como parceira, nos dá a garantia de que o levantamento de dados e elaboração do plano estão sendo realizados com muita qualidade e precisão”, completou. Segundo ela, todas as empresas associadas serão beneficiadas pela medida e as que ainda não se associaram ao sindicato devem fazê-lo o quanto antes para colher os benefícios da ação. “É mais uma ação do sindicato em prol de todos os nossos associados, do setor e da sociedade”, disse.