SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Livro remonta simultaneamente a história de conquistas da Acicam e de Campo Mourão

"Acicam 60 Anos - Ajudando a Formar uma Cidade", de autoria do pesquisador e historiador Jair Elias dos Santos Júnior, foi lançado em setembro

Foi lançado em 21 de setembro, durante as comemorações de aniversário da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, o livro “Acicam 60 Anos – Ajudando a Formar uma Cidade”, de autoria do pesquisador e historiador Jair Elias dos Santos Júnior. Os presidentes da Acicam, Marcelo Chiroli, e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, fizeram a entrega de exemplares da obra a 10 ex-presidentes que ajudaram a construir a história da entidade.
O livro retoma a trajetória da Acicam, que deu seus primeiros passos quando Campo Mourão ainda era uma menina. Juntas foram pioneiras no associativismo em toda a região e rumaram ao desenvolvimento de um ambiente empresarial promissor.  A entidade foi estruturada graças ao período de auge da exploração da madeira. Já na década de 1970, com o fim desse ciclo econômico, a entidade ultrapassou uma série de dificuldades e se reinventou, passando a oferecer, por exemplo, o serviço de SPC aos associados. Após passar por sete sedes provisórias, em 1996 foi inaugurada a tão sonhada sede própria da Acicam.
Em períodos de crises, a força e união dos associados e diretores sustentaram a associação. De Oscar Franco Wolf (primeiro presidente) a Marcelo Chiroli, decisões importantes foram tomadas em prol do desenvolvimento de Campo Mourão. A Acicam nunca ficou alheia ao panorama de Campo Mourão e sempre buscou debater os problemas da cidade em busca de soluções.
Ao longo de 60 anos, inúmeros convênios e parcerias foram firmados para beneficiar a comunidade, como com a Apae, firmado em 2008 com o objetivo de prestar assistência jurídica gratuita às famílias dos portadores de necessidades especiais. Engajados na luta por uma maior representatividade política na microrregião, em 2006 colaboraram para eleger deputados estaduais e federais para defender os interesses da região e assegurar investimentos públicos e ações governamentais.
Também foi de iniciativa da Acicam a implantação dos serviços de marcas e patentes para garantir que os registros de produções e inventos sejam feitos na cidade, e também proporcionar todas as informações sobre normas e procedimentos legais que só podiam ser feitos em Curitiba.
Com o objetivo de fomentar a participação da mulher no cenário de negócios e, principalmente incentivar o ingresso das mulheres no associativismo, foi empossada em 2010 a primeira diretora do Conselho da Mulher Empresária. Esses são alguns exemplos de atuação isolados, mas que fizeram parte do ciclo constante de evolução da Acicam, que hoje já conta com mais de mil associados e se orgulha de ter contribuído ativamente para a formação de Campo Mourão.

Seminário incentiva práticas empreendedoras das mulheres da região Centro-OcidentalG19 avança no processo de implantação da Logística Reversa