SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Fiep apresenta ferramentas e serviços aos sindicatos

O Siga, os sites e o Boletim Sindical estão entre os principais serviços ofertados sem nenhum custo adicional aos sindicatos

clique para ampliar clique para
               ampliarDa esq. para dir.: Rosane Kurek, executiva do Sindicer PR; Simone Marques, da área de Relações com Sindicatos; Sônia Baracho, executiva do Sindimetal Campo Mourão; e Ana Paula Bertoglio, também da área de Relações com Sindicatos (Foto: Fiep)

A executiva do Sindimetal Campo Mourão, Sônia Baracho, participou nos dias 9 e 10 de fevereiro de um treinamento oferecido pela Fiep, por meio da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias, a respeito das ferramentas que a entidade oferece para os sindicatos.

Em dois dias, a executiva, bem como duas representantes de outros sindicatos - Sindicer Paraná e Sindivest - tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das estruturas que compõem a Fiep, os responsáveis de cada área e os procedimentos para a participação em cursos e capacitações. Além disso, também receberam orientações para realizar solicitações à Fiep de modo a explorar todas as possibilidades de serviços que estão à disposição das entidades paranaenses.

Outro destaque do treinamento foram os planejamentos estratégicos, oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), sem custo, a todos os sindicatos filiados. O PDA é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que visa estimular o associativismo e contribuir para o aumento da representatividade dos sindicatos patronais.

As participantes também conheceram melhor as ferramentas eletrônicas que a Fiep disponibiliza gratuitamente aos sindicatos, como o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (Siga), o Boletim Sindical, que é uma newsletter eletrônica mensal, e os sites criados para as entidades pelos profissionais da Fiep, inclusive com hospedagem gratuita.

Para Sônia, executiva do Sindimetal, a passagem pela Fiep foi muito proveitosa. "Desde a reunião o sindicato já ganhou seis novos associados e acredito que as adesões estão diretamente relacionadas às ferramentas ofertadas pela Fiep. Após este encontro, conseguimos explicar com maior clareza todo o processo", afirma.

De acordo com Simone Marques, da área de Relações com Sindicatos, os encontros são importantes para aproximar ainda mais as entidades da Fiep. "Queremos que os sindicatos conheçam e utilizem as possibilidades que a casa oferece para poder, assim, crescer no associativismo e na produtividade", afirma.

Simone relata, também, que os treinamentos já realizados em outras localidades, como Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão, têm gerado resultados muito satisfatórios, tanto para a Federação quanto para os sindicatos. "Notamos que a procura pelos cursos, produção de sites e Boletins Sindicais tem aumentado consideravelmente neste ano. Isso porque as entidades, uma vez orientadas sobre a gama de serviços de que dispomos, podem explorar mais as vantagens do investimento que destinam a titulo de contribuição sindical", conclui. Para março, está previsto treinamento para outros três executivos.

Sindimetal conclama associados para reunião de planejamentoSindimetal apresenta demandas ao governador do Paraná