SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Presidente do SINDIMETAL Apucarana acredita que Paraná tem mais condições de superar a crise

Em entrevista ao Boletim da Indústria, José Carlos Bittencourt falou sobre a produção industrial em 2016

clique para ampliarclique para ampliarJosé Carlos Bittencourt, presidente do SINDIMETAL Apucarana (Foto: SINDIMETAL Apucarana)

O ano que está encerrando foi atípico para os industriais brasileiros. Por conta da crise, muitas indústrias fecharam e o desemprego aumentou. Em virtude de ser um estado agrícola, o Paraná pode se recuperar mais rapidamente, na opinião do presidente do SINDIMETAL Apucarana, José Carlos Bittencourt. Confira na entrevista:

Boletim da Indústria – Em 2016, como o senhor avalia que foi a produção do setor, no Paraná, em relação ao Brasil e ao mundo?

José Carlos Bittencourt - Acho que a produção ficou estável, com alguns meses de baixa. Acredito que o Paraná, ainda por ser um estado com viés agrícola, tem um pouco mais de condições de se recuperar nos próximos anos.

O ano de 2016 foi um ano atípico para a indústria em razão da crise. Qual o balanço do ano?

Sim, foi. E, pelo jeito, também será no próximo ano, pois a economia está em péssimas condições, em virtude das absurdas atitudes de nossos políticos, que não enxergam mais do que um palmo à frente do nariz e só pensam em corporativismo.  Creio que só com um levante popular, indo pras ruas, é que vamos ter nossas aspirações realizadas.

Qual a expectativa para o setor no próximo ano?

Infelizmente, não vejo com bons olhos o próximo ano. Muitas indústrias estão fechando, o desemprego está em alta, e não vejo nenhuma atitude de governo, para que se mude ou reverta este quadro.  O governo quer nos impor que paguemos as conta, mas de parte deles, não se vê nenhuma atitude ou demonstração de mudança. Querem que nós façamos nossa parte, mas a parte deles, nem pensar em fazer.

Qual a sua mensagem para os associados?

Para nossos associados, desejamos que o próximo ano seja bem melhor do que este que estamos passando, que todos tenham o mais rígido controle de suas contas, pois contrair dívidas, com certeza, vai prejudicar sua empresa. Penso que temos que fazer tudo com “pé no chão” e não pensar muito na crise.  Crie, pois os obstáculos foram feitos para serem ultrapassados!  Um Bom Natal, extensivo a todos familiares!

Indústrias podem aderir a editais do Programa de Melhoria da Competitividade IndustrialProjeto propõe previsão legal para que a mulher faça exame de gravidez na demissão