Avenida Aviação, 1851 - Jardim Aeroporto
Apucarana - Paraná
Fone/Fax: (43) 3423-6622
e-mail: sindimetalapucarana@uol.com.br
A produção industrial está voltando a crescer. É o que aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparado com o mês de agosto, a produção do setor subiu 0,5% em setembro deste ano. O resultado veio depois de duas quedas seguidas.
Ainda assim, o IBGE lembra que a indústria ainda está 20,7% abaixo do nível recorde atingido em 2013. Os resultados foram ligeiramente melhores do que as expectativas de alta de 0,4% na base mensal e de recuo de 5,2% sobre o ano anterior na mediana das projeções em pesquisa da agência Reuters.
De agosto para setembro, foram detectados aumentos na produção de itens alimentícios (de -8% para 6,4%), indústrias extrativas (de -1,7% para 2,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (de -12% para 4,8%). Conforme o IBGE, esses três ramos têm representatividade expressiva na pesquisa, de 35% do setor industrial.
Houve recuo, contudo, na produção de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-8,1%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-2,7%), de produtos de minerais não-metálicos (-5,0%) e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,2%). Segundo o IBGE, de 28 setores pesquisados, nove registraram crescimento.