SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Contração da indústria se prolonga com a adoção de medidas restritivas

Índice de Gerentes de Compras apresentou leve alta em setembro

clique para ampliarclique para ampliarPMI sobre a indústria do Brasil subiu ligeiramente a 46,0 em setembro (Foto: Pixabay)

A produção e o número de funcionários da indústria brasileira tiveram redução em setembro, diante da fraqueza do mercado interno e externo. O reflexo disso foi a contração do setor se prolongando ainda mais, mostra pesquisa do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgado pelo Markit.

O PMI sobre a indústria do Brasil subiu ligeiramente a 46,0 em setembro contra 45,7 em agosto. No entanto, pelo 20º mês seguido, o índice ficou abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

A produção caiu no mês passado pelo ritmo mais forte em três meses e de forma generalizada nos três grupos de mercado monitorados, principalmente no de bens de consumo. Em meio à instabilidade da economia, o nível de novos negócios sofreu nova queda.

O volume de novos negócios provenientes do exterior também diminuiu pela taxa mais acentuada desde maio de 2009, de acordo com o Markit.

As indústrias continuaram buscando reduzir custos e com isso diminuíram, mais uma vez, o número de funcionários. O nível de empregos diminuiu em todos os três subsetores, sendo o mais afetado o de bens de capital.

A produção industrial brasileira iniciou o terceiro trimestre com alta de 0,1% sobre o mês anterior, o quinto resultado positivo seguido, porém o mais fraco desse período.

Com informações da Confederação Nacional da Indústria

Fabricantes buscam repactuação de dívidasAbertas inscrições para Prêmio Nacional de Inovação