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As últimas projeções divulgadas pelas montadoras traçam um cenário crítico em relação a 2015: queda de 19% para as vendas e de 5,5% da produção, que voltará ao patamar de 12 anos atrás. No entanto, a recessão não alterou os planos da Jaguar Land Rover de instalar uma unidade fabril no Brasil. Em julho, a montadora inglesa inaugurou uma fábrica em Itatiaia, no sul fluminense – a primeira fábrica própria da marca fora do Reino Unido. Com investimentos na casa dos R$ 750 milhões, a unidade de veículos premium no Brasil começa a operar em meio à crise que está atingindo o setor automotivo no país.
Com capacidade instalada para produzir 24 mil veículos por ano, a fábrica começará operando de acordo com a demanda do mercado. O destino da produção será prioritariamente o mercado interno no momento, mas o grupo não descarta exportações a partir da fábrica brasileira no futuro.
Maior fabricante de automóveis do Reino Unido, a Jaguar Land Rover vai gerar 400 empregos diretos e inaugura sua linha no país com a produção dos modelos Range Rover Evoque e o Discovery Sport, vendidos no mercado nacional a preços a partir de R$ 224 mil e R$ 212,5 mil, respectivamente.
A inauguração da unidade ocorre um ano e meio após o lançamento da pedra fundamental, em dezembro de 2014. O grupo é o quarto fabricante de veículos de luxo a abrir uma fábrica no Brasil nos últimos dois anos, seguindo o trio alemão BMW (2014), Audi (2015) e Mercedez-Benz (em março deste ano). Outra montadora que inaugurou uma unidade produtiva em meio ao turbilhão político e econômico enfrentado no País foi a Toyota, com a fábrica de motores em Porto Feliz (SP). O projeto foi lançado no mês passado e recebeu aporte de R$ 580 milhões do grupo japonês.
Mercado automotivo
De janeiro a maio as vendas de veículos leves no País somaram 811.739 unidades segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), uma queda de 26% ante o mesmo período de 2015.
Ao contrário do ano passado quando o segmento premium teve um desempenho melhor que a média da indústria, as montadoras do segmento também têm enfrentado queda acentuada nas vendas, caso de Audi (-25,7%), BMW (-30,2%) e Mercedes-Benz (-30,4%). A Jaguar Land Rover tem vendas menores que as concorrentes de luxo em termos absolutos, mas enfrentou queda bem menor nas vendas: o grupo teve 3354 veículos licenciados, recuo de 4,1% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado. A marca Jaguar isoladamente registrou aumento nas vendas.
Com informações da Anfavea