SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Setor de autopeças deve faturar R$ 64 bilhões em 2016

Faturamento real terá provável queda diante de inflação e câmbio, informa Sindipeças

clique para ampliarclique para ampliarDe acordo com estudo do Sindipeças, as 470 indústrias associadas devem investir R$ 575 milhões este ano (Foto: Freeimages)

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) divulgou nova pesquisa que prevê faturamento nominal de R$ 64 bilhões em 2016 para setor de autopeças. O número representa alta de 1,3% sobre o registrado em 2015. Para 2017 a previsão é de um faturamento na ordem de R$ 67,1 bilhões.

No entanto, informa o sindicato, o crescimento nominal previsto é bem inferior à inflação e à variação cambial passadas e projetadas. Deste modo, os números indicam provável retração do faturamento real - ajustado à inflação e ao câmbio.

Outro indicador que demonstra a dificuldade que a indústria de autopeças instalada no Brasil está enfrentando, independentemente da origem do capital, é o investimento. De acordo com o estudo, as 470 indústrias associadas ao Sindipeças devem investir R$ 575 milhões este ano, o que representa um índice 7,6% menor em relação ao ano anterior. O nível de emprego também vem caindo e deve chegar a 156,5 mil trabalhadores até o fim de 2016, recuando 5,1% em comparação para 2015. Não se prevê melhora relevante em 2017.

Balança comercial

As exportações tendem a crescer 5% este ano, alcançando US$ 8 bilhões. O Sindipeças prevê ainda queda de 9% nas importações. As vendas às montadoras devem recuar 1,4 ponto porcentual, atingindo 58,8% do faturamento total em 2016, enquanto o mercado de reposição chegará a 18,2%, avançando 0,5 ponto percentual.

Com informações do Sindipeças

JAC Motors revê investimentos no BrasilBNDES relança linha para capital de giro