SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Senai promove consultoria personalizada sobre eficiência energética

Um dos serviços prestados pela entidade é o diagnóstico da situação atual da indústria em relação à eficiência energética nos processos de produção e administração

clique para ampliarclique para ampliarEconomizar energia é uma forma de melhorar a competitividade do negócio (Foto: Reprodução)

O Sesi e o Senai promoveram, no dia 1º de outubro, uma palestra sobre eficiência energética para as indústrias, em Apucarana. Os serviços de eficiência energética visam otimizar o uso consciente das fontes de energia. A utilização racional deste recurso consiste na relação entre a quantidade de energia empregada a uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Ernesto Sountachi Junior, coordenador técnico de negócios do Senai, relata que a tarifa da energia elétrica dobrou no prazo de um ano e que, nas indústrias, isto traz um grande impacto nos custos da produção. “A tarifa de luz é uma das maiores despesas das indústrias”, afirma.

Para ajudar os industriais a diminuírem o valor gasto com a energia elétrica, o Senai Apucarana oferece consultoria personalizada sobre a eficiência energética. Um dos serviços prestados pela entidade é o diagnóstico da situação atual da indústria em relação à eficiência energética nos processos de produção e administração. Algumas das ações previstas são: diagnóstico preliminar e tabulação dos dados; diagnóstico energético (medições); análise tarifária; análise fator de potência; e elaboração e apresentação do relatório final.

Segundo Sountachi, o trabalho desenvolvido pelo Senai leva em conta toda a planta fabril. “Analisamos se os equipamentos utilizados possuem selo de economia, se é possível substituir os motores por motores elétricos, as lâmpadas usadas na iluminação, se é viável trabalhar com gerador de energia nos horários de pico, entre outros fatores. Hoje, é possível comprar energia por pregão eletrônico e nossa intenção é ajudar os industriais a produzirem a mesma quantidade ou mais e diminuir os custos dessa produção”, esclarece.

Para mais informações entre em contato com o Senai Apucarana pelo telefone (43) 3420-5300.

Compras públicas são alternativas para abertura de mercadosAlemanha aposta na industrialização do Brasil