SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Associativismo é uma das estratégias para o crescimento do setor

Fortalecimento da categoria é a principal função dos sindicatos, que oferecem vários benefícios para patrões e colaboradores

clique para ampliarclique para ampliarA união dos industriais é uma forma de melhorar a competitividade dos negócios à medida que promove a troca de experiências (Foto: Freeimages)

“Uma andorinha sozinha não faz verão”. O ditado popular traduz a importância do associativismo para o desenvolvimento de um determinado setor. A união dos industriais é uma forma de melhorar a competitividade dos negócios à medida que promove a troca de experiências e aprimora o conhecimento por meio de capacitações e participação em eventos do setor, entre outros. “O fortalecimento de uma categoria é o papel principal de um sindicato. Juntos, os industriais têm mais força inclusive para cobrar do poder público iniciativas para melhorar o desempenho do negócio”, afirma José Carlos Bittencourt, presidente do SINDIMETAL Apucarana.

A Contribuição Sindical é a taxa que mantém e fortalece a estrutura sindical. O valor é recolhido uma vez por ano e o pagamento pode ser feito durante todo o mês de janeiro. A Contribuição Sindical está prevista na legislação e deve ser feita por todas as indústrias ao sindicato que representa a sua categoria econômica. O pagamento, por determinação legal, é necessário em caso de fiscalização da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho; para a participação em concorrências públicas ou administrativas; na permissão para o fornecimento às repartições paraestatais ou autárquicas; e para a obtenção de registros ou licenças para funcionamento junto às repartições federais, estaduais e municipais.

Confira abaixo todos os benefícios da Contribuição Sindical:

- Combate à corrupção

Os sindicatos empresariais são os representantes legais nas negociações salariais e de condições de trabalho com os sindicatos de trabalhadores. O processo envolve várias rodadas de negociações para fixar os percentuais mínimos de aumento e piso salarial da categoria , além de outros aspectos trabalhistas, nos quais o sindicato empresarial defende os interesses da indústria.

- Cursos e Palestras

Participe de eventos exclusivos e tenha acesso a conteúdos aderentes às novidades do mercado, que contribuem para o desenvolvimento de empresários e colaboradores.

- Acesso a pesquisas de mercado

Os sindicatos empresariais, por meio de suas federações, oferecem aos empresários um conjunto de informações que possibilita traçar tendências e identificar oportunidades. Esses subsídios são construídos a partir de pesquisas conjunturais realizadas diretamente com o empresariado, resultando em publicações periódicas que apontam o desempenho da agricultura, indústria e comércio.

- Redução Tributária e fiscal

Garanta, por meio da atuação do seu sindicato, que a construção e a implantação do tratamento tributário sejam adequadas ao crescimento dos seus negócios.

- Inovação Tecnológica

Os sindicatos empresariais oferecem produtos e serviços para empresas paranaenses, de todos os portes e todos os setores econômicos, que estejam preocupadas em aumentar sua produtividade, sua competitividade e a sustentabilidade por meio do desenvolvimento de processos de inovação.

- Ações legislativas e governamentais

Por força de lei e estatutária, os sindicatos empresariais são os representantes dos setores da agricultura, indústria e comércio para intervir junto aos poderes constituídos na defesa de seus legítimos interesses, inclusive em processos judiciais.

Na área legislativa, os três setores realizam o serviço de acompanhamento e ação sobre todos os projetos de lei de seus respectivos interesses em nível federal e estadual, de forma a monitorar as proposições legislativas e formular alternativas.

Apoio à Internacionalização

Os sindicatos empresariais oferecem um amplo portfólio de serviços e produtos para beneficiar as empresas na expansão e difusão de seus negócios, de maneira a fomentar o comércio exterior entre os países.

De acordo com sua federação, você poderá ter acesso a informações, cadastro industrial, emissão de certificados de origem, capacitação, feiras e missões, seminários e rodadas de negócios, entre outros benefícios.

Novo site do SINDIMETAL Apucarana traz todas as novidades sobre o setorEmpresas que não obtêm lucro são prejudiciais à sociedade