SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Advogado do SINDIMETAL Apucarana aconselha indústrias a anteciparem reajuste salarial

Sindicatos patronal e laboral não chegaram a um acordo sobre a negociação coletiva no ano passado

clique para ampliarclique para ampliarProposta de reajuste de 6,33% corresponde ao INPC acumulado no período (Foto: Freeimages)

A negociação coletiva entre o SINDIMETAL Apucarana e o sindicato dos trabalhadores ainda está sem solução. As entidades não conseguiram chegar a um acordo em 2014. O sindicato laboral em Apucarana não aceitou a proposta do sindicato das indústrias, que acompanha os reajustes praticados na capital e em outras cidades do estado.

Diante do impasse na negociação coletiva, o SINDIMETAL Apucarana aconselha os associados a anteciparem o reajuste para não causar prejuízos aos trabalhadores. “Nossa orientação é de que as empresas façam uma antecipação de 6,33% no aumento do salário. O valor corresponde ao INPC (Índice Nacional de preço ao Consumidor) acumulado no período. Trata-se de uma negociação entre empresa e empregado, independente da negociação coletiva”, diz José Carlos Bittencourt, presidente do SINDIMETAL Apucarana.

No mês de março, o advogado do SINDIMETAL Apucarana, Cleber Ricardo Ballan, se reuniu com os associados para prestar esclarecimentos sobre a antecipação salarial. Conforme ele, os industriais do setor devem oficializar o reajuste nos holerites, carteira de trabalho e livros de registro. “Desta forma, quando a negociação coletiva for fechada e os reajustes forem aplicados, não ficará tão oneroso para os patrões”, explica.

Cleber Ballan informa ainda que, no momento em que a convenção coletiva for estabelecida, os industriais deverão pagar o reajuste retroativo. “Se a convecção definir um reajuste menor em relação a nossa proposta, as indústrias que já tiverem aplicado o aumento poderão fazer uma compensação. Aconselhamos a aplicação do reajuste desde já como uma forma de segurança para indústrias, para evitar prejuízos futuros”, alerta.

Metalúrgica Pluma aposta na inovação para melhorar competitividadeSindicatos investem em Planejamento Estratégico para crescimento e desenvolvimento