Avenida Aviação, 1851 - Jardim Aeroporto
Apucarana - Paraná
Fone/Fax: (43) 3423-6622
e-mail: sindimetalapucarana@uol.com.br
Qualidade, personalização e fabricação de produtos sob medidas para atender às necessidades dos clientes são os diferenciais da Metalúrgica Pluma para se destacar no setor metalmecânico. De acordo Jaime Freiberger, que comanda a indústria, a Metalúrgica Pluma foi fundada em 1983, com o intuito de fabricar exclusivamente tanques para combustíveis. Quando foi inaugurada, a indústria tinha 12 funcionários e se chamava Serralheira Pluma Ltda.. “Um ano mais tarde, mudamos o nome para Metalúrgica Pluma e também nosso endereço. Começamos a fabricar caixas d’água elevadas”, conta.
Em 1985, os investimentos na indústria continuaram. A Metalúrgica Pluma adquiriu equipamentos mais pesados, passou a fabricar reservatórios de grande porte e a prestar serviços de corte e dobra para vários segmentos - principalmente para o setor moveleiro. “Nesta época, a indústria tinha 20 funcionários”, relata Freiberger.
Em 1987, a indústria inovou mais uma vez e iniciou a fabricação de implementos agrícolas e peças de colheitadeira sob encomenda. O quadro de funcionários cresceu e a Metalúrgica Pluma passou a empregar 36 funcionários.
Em 1994, mais um avanço: a mudança para a sede própria. O empreendimento, de 2.300 metros quadrados, está localizado na Rua Saracuraçú, nº 47 (BR-369-KM 188), no Parque Industrial III, na cidade de Arapongas. Foi neste momento de sua história que a Metalúrgica Pluma definiu os itens de produção: caixas e reservatórios elevados; tanques estacionários e reservatórios; domas e componentes para frigoríficos em aço inox; implementos agrícolas; e corte e dobra de aço até 3/8.
Ao longo de mais de 30 anos de atuação, a indústria conquistou clientes em diversos estados. Além do Paraná, a empresa já foi contratada para prestação de serviços em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Paraíba e Pará. Jaime Freiberger frisa que a linha de produção segue as normas da ABNT, que garante a qualidade. “Todos os produtos são fabricados conforme a orientação técnica da ABNT, implementada por engenheiro mecânico e design próprio. Também somos associados ao SINDIMETAL Apucarana e aproveitamos ao máximo as experiências e informações que a entidade oferece”, destaca.