SINDIMETAL APUCARANA

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO E AUTOPEÇAS DE APUCARANA

Carta da Indústria cobra do governo medidas para melhorar desempenho da indústria

Documento elaborado pela CNI foi divulgado no Enai, realizado em novembro; presidente do SINDIMETAL Apucarana participou do evento em Brasília

clique para ampliarclique para ampliarEnai discutiu propostas pela melhorar competitividade da indústria brasileira (Foto: Agência Fiep)

O 9º Encontro Nacional da Indústria (Enai), que foi realizado nos dias 5 e 6 de novembro, reuniu 1,8 mil indústrias em Brasília. Na ocasião, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou a Carta da Indústria 2014, documento que apresenta propostas elaboradas pelo setor para melhorar seu desempenho. A CNI acredita que é tempo de “correção de rota” e que o governo federal deve desenvolver uma agenda com metas claras para aumentar a competitividade das indústrias brasileiras

O objetivo da CNI é aumentar a importância do setor industrial na economia brasileira. A participação do setor no PIB é de 25% - dez pontos percentuais a menos em comparação aos anos 1990. A indústria de transformação, por exemplo, apresenta apenas 13% de participação no PIB. Além disso, a entidade também divulgou um estudo inédito sobre o Perfil da Indústria nos estados. A pesquisa mostra que, das 27 unidades da federação, apenas nove tiveram aumento da participação no PIB industrial brasileiro entre 2001 e 2011.

O presidente do SINDIMETAL Apucarana, José Carlos Bittencourt, marcou presença no Enai e elogiou o evento. “Foi muito bom. Trocamos ideias, conhecemos os problemas do setor industrial e percebemos que dependemos muito do governo para realizar mudanças efetivas e concretas”, diz.

A CNI irá acompanhar as iniciativas do governo em relação ao setor industrial e vai cobrar resultados positivos. “Precisamos de sinais firmes de que a política econômica se movimentará em sentido de maior estabilidade”, afirmou o presidente CNI, Robson Andrade, durante discurso na abertura do evento.

Os três pontos críticos que devem ser priorizados pelo governo para elevar a competitividade das indústrias, na visão da CNI, são: o sistema tributário, que deve eliminar a cumulatividade de impostos e desonerar as exportações e investimentos; as relações de trabalho devem ser modernizadas de acordo com as atuais condições de trabalho e com segurança jurídica; e os investimentos em infraestrutura devem se elevar em relação ao PIB, com maior participação do capital privado.

A retomada dos investimentos na indústria depende ainda de uma política fiscal que priorize a redução das taxas de juros e estabilidade da taxa de câmbio. A Carta da Indústria também prevê que o governo priorize uma política comercial ativa, desburocratizada e com foco em mercados estratégicos, além de investimentos na educação.

Histórico

A primeira edição do Enai aconteceu em 2006. O evento é a maior reunião de líderes e representantes de sindicatos e associações industriais do Brasil. Trata-se de uma oportunidade para que representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos reflitam, debatam e proponham ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia do país.

Abimaq prevê queda de empregos no setor metalmecânicoIntercâmbio de lideranças setoriais discutem propostas para melhorar ações sindicais