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A Fiep promoveu encontro, no dia 30 de junho, para lançar junto às empresas e representantes do Governo do Estado e de autarquias o projeto Sul Competitivo. Trata-se de um abrangente estudo que será feito sobre a logística e infraestrutura de transporte da região Sul. Na semana anterior, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, informou a empresários medidas que pretendem otimizar o escoamento da produção do Estado. A expectativa é que as agendas sejam similares.
Iniciativa da Fiep e das Federações das Indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiesc e Fiergs), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o projeto vai traçar uma radiografia do que há hoje e apresentar soluções integradas para o transporte de produtos através de portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, dutovias e rodovias. "O objetivo é reduzir custos com transporte de carga e garantir mais competitividade à região", explica o vice-presidente da Fiep Edson Luiz Campagnolo. "Sendo uma iniciativa das entidades representativas das indústrias, o estudo propiciará que a questão da infraestrutura e logística tenha um novo tratamento no âmbito do Governo", afirmou.
"A iniciativa das federações e da CNI é importante, porque levará ao Governo um projeto que mostre as prioridades do setor produtivo, o que se quer e o que precisa ser feito em infraestrutura e logística para melhorar a competitividade", explicou Renato Pavan, sócio da Macrologística, consultoria que está à frente do desenvolvimento do estudo, incluindo diagnóstico e propostas de soluções.
Pauta do Governo - Durante o Congresso Paranaense da Indústria, realizado no Cietep nos dias 20 e 21 de junho, o secretário de Infraestrutura e Logística garantiu que as empresas paranaenses poderão contar com mais investimentos para competir com outros Estados. Ele afirmou que o Governo está coordenando esforços de várias empresas públicas para implantar um sistema capaz. "Estudos nesse sentido estão sendo feitos pela Ferroeste, Claspar e Codapar", revelou José Richa Filho. "O objetivo é a implantação de centrais logísticas integradas em várias zonas no interior", completa.
Para Richa Filho, "sem um sistema integrado e compartilhado, é impossível aumentar a competitividade do Estado". O secretário disse que o primeiro passo foi a aproximação com o Governo Federal para evitar a perda de recursos. Outra medida foi a formatação de contratos de gestão para profissionalizar as gerências e fixar metas internas na secretaria.
O integrante do Governo também listou os bons resultados obtidos pelo Porto de Paranaguá - como o recorde na movimentação de granéis registrado em maio - e ações encaminhadas para os modais ferroviário, aeroviário e rodoviário. Entre eles, o processo de licitação para a construção dos novos ramais da Ferroeste já em 2012 e dois programas na área rodoviária: um para a conservação de estradas e outro para a readequação de vias administradas pelo poder público estadual.