SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Na crise, fabricantes de portas apostam em qualidade

Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações vem sendo divulgado no mercado e certificação está ganhando espaço

O desempenho fraco da construção civil no momento de crise pelo qual passa o país afetou diretamente o setor de partes de madeira. As empresas deste segmento tiveram que procurar alternativas para diminuir os impactos.

A solução pensada em conjunto pelos principais fabricantes nacionais foi investir na qualidade. Por meio do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e pelo qual é possível certificar os produtos junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os empresários viram que seria possível modificar a forma como o mercado consome esse produto e voltar a crescer.

As portas certificadas se tornaram um ponto importante para este momento porque as construtoras começaram a ver os prejuízos diretos e indiretos de comprarem produtos de empresas sem a qualificação. O atual cenário está privilegiando a necessidade de certificação porque as empresas não estão tendo margem para lidar com produtos ruins.

A Abimci realizou a divulgação do PSQ-PME no final de setembro durante a XI Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes (Fesqua), que aconteceu em São Paulo. O estande do programa de qualidade contou com a participação das 17 empresas que já têm seus produtos certificados.

Na avaliação dos empresários ligados ao Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações, como a exigência por produtos certificados tende a começar a aumentar, o mercado vai melhorar nos próximos anos.Os agentes financiadores, como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, já estão exigindo isso no escopo do financiamento. Dessa forma, as construtoras terão que se adaptar definitivamente.

Com informações da Abimci

Congresso Nacional Moveleiro: satisfação da maioria dos participantes na edição 2016Sindimadmov integra programa Gestão Sustentável para a Competitividade