SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Reivindicações dão tom à Semana da Indústria na região sudoeste

Carta da Indústria Paranaense foi apresentada durante o evento realizado em maio, em alusão ao Dia da Indústria; também foram homenageados empresários que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento industrial na região

clique para ampliarclique para ampliarSemana da Indústria reconheceu lideranças industriais da região sudoeste (Foto: Agência Fiep)

A região sudoeste foi um dos pontos de celebração da Semana da Indústria 2016, promovida pela Fiep. O evento foi realizado em Pato Branco, em maio, e reuniu industriais e lideranças dos municípios do Sudoeste paranaense. A solenidade foi marcada por homenagens a empresários de destaque e pela divulgação da Carta da Indústria Paranaense.

No documento, a Fiep defende a realização de reformas estruturantes no país; pede a redução do tamanho do Estado; apoia a adoção de um novo modelo de governança pública; chama à responsabilidade o poder Legislativo; declara apoio a todas as ações de combate à corrupção; e faz um apelo para que a sociedade se mantenha mobilizada para cobrar da classe política mudanças na maneira como o país vem sendo conduzido. A entidade também afirma que cobrará o novo governo e se coloca à disposição para colaborar com medidas efetivas para a retomada do desenvolvimento do país.

“Temos uma luz de esperança com essa reviravolta que tivemos na política do Brasil. Com os passos percorridos de lá para cá, principalmente com a formação da equipe econômica do novo governo, o empresário percebe uma possibilidade de que algo bom está por vir”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo. “Esta carta aponta algumas questões, mas principalmente voltamos a bater em uma mesma tecla: a necessidade de reformas estruturantes. O momento é de transformação. Para transformar, não podemos utilizar os mesmos métodos velhos. É preciso que sejam feitas mudanças”, completou.

Homenagens

A Fiep reconheceu a contribuição de três empresários no desenvolvimento do setor industrial na região sudoeste do Paraná. A Medalha do Mérito Industrial foi concedida para Celso Satoshi Saito e Marcelo Schmeider. O título de Benemérito da Indústria foi entregue à família de Dimorvan Carraro.

Conheça mais sobre os homenageados:

Celso Satoshi Saito

O industrial, da Hi-Mix Eletrônicos, foi indicado para receber a homenagem pelos seus esforços no desenvolvimento do setor e condução da empresa, mesmo diante dos momentos desafiadores de crise. Natural de Iporã, interior paranaense, o industrial formou-se em Engenharia Eletrônica em 1995, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (atual UTFPR). Ele começou a trabalhar no setor industrial em 1990, quando ingressou em uma empresa dinamarquesa - Glunz & Jensen do Brasil, no setor de desenvolvimento de novos produtos, onde atuou até 1993.

A partir deste momento, tornou-se empreendedor. Em parceria com amigos fundou sua própria empresa, Hi-Mix Eletrônicos S/A, inicialmente voltada a serviço de engenharia de desenvolvimento de produtos eletrônicos e sua posterior industrialização. A empresa foi fundamental para o crescimento do Parque Industrial e Tecnológico de Pato Branco, fomentando novas tecnologias e contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Hoje, a Hi-Mix emprega 650 colaboradores diretos.

Ao receber a homenagem, Saito agradeceu a Deus, a seus familiares e aos colaboradores da empresa. Também expressou gratidão ao município de Pato Branco, que abrigou a empresa e possibilitou seu crescimento.

Marcelo Schmeider

O empresário iniciou sua carreira na Sadia/BRF, como estagiário na área de suinocultura na unidade de Dois Vizinhos. Com uma carreira de sucesso e sucessivas promoções, em 2008 foi promovido a gerente de processo para a unidade de Brasília. Em junho de 2010, assumiu a unidade de Buriti Alegre (GO) como gerente de unidade e, em junho de 2012, assumiu a unidade de Mineiros (MG). Diante dos bons resultados alcançados nas outras plantas, em agosto de 2015, foi desafiado a assumir a maior planta de abate de frangos da América Latina, unidade de Dois Vizinhos, onde permanece até hoje.

Dimorvan Carraro

A família de Dimorvan Carraro recebeu o título de Benemérito da Indústria concedido postumamente ao industrial, que foi um dos principais empresários de Palmas, fundador da Estrela Indústria de Papel, empreendimento que conferiu grande impulso econômico para o município e a região. Ele foi também prefeito do município entre 1989 e 1992, período no qual foi promovida a municipalização das escolas de ensino fundamental e foram criadas novas escolas, além de avanços na saúde pública e elaboração do Plano Diretor municipal e obras de infraestrutura. O industrial faleceu em setembro de 2013.

Edson Campagnolo reconheceu a importância das homenagens, sobretudo pelo momento vivido pelo setor produtivo. “Com as comemorações da Semana da Indústria, homenageando empresários que são exemplos para o setor industrial, transmitimos a confiança de que o Brasil é muito maior do que os problemas que temos enfrentado nos últimos meses”, declarou.

O vice-presidente da Fiep, Claudio Petrycoski, também destacou a importância de se reconhecer a trajetória desses industriais, que são exemplos de superação. “Algumas pessoas me questionaram se caberiam essas homenagem nessa crise em que estamos. Cabe e deverá caber sempre. Essas pessoas que foram homenageadas são espelhos para nós. Elas também passaram por dificuldades, assim como nós, e hoje estão tendo seu esforço reconhecido”, disse.

As comemorações da Semana da Indústria 2016, além de Pato Branco, ocorreram também em Irati, Cascavel, Cianorte, Londrina, e Curitiba. Em todas as cidades, a Fiep homenageou empresários com destacada atuação em prol do crescimento do setor industrial.

Com informações da Agência Fiep

Aumento de custos deixa indústrias em alertaSindimadmov fornece todo o suporte para o desenvolvimento dos setores madeireiro e moveleiro de Francisco Beltrão